Notícias

AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA

CLA recebe pela primeira vez reunião do Conselho Superior da AEB

publicado: 30/05/2025 10h04, última modificação: 02/06/2025 08h43
Conselheiros da Agência Espacial Brasileira reunidos na Base de Lançamento do CLA.jpg

Nos dias 26 e 27 de maio, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu pela primeira vez a reunião nacional do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB). 

 

Esse evento é uma prestação de contas do programa a um grupo especializado e seleto de cada um dos ministérios, e ainda, um relato de atividades anuais, assim como um espaço de discussão sobre o futuro da AEB e das metas do programa.

 

“Este ano, nós decidimos que era importante que os conselheiros conhecessem as infraestruturas do programa espacial, a sua potencialidade, os seus desafios e as suas dificuldades. Então nós, em parceria com o comando da aeronáutica, decidimos fazer essa reunião dentro do Centro de Lançamento de Alcântara [...] Isso é importante porque é o apoio desses ministérios e conselheiros que permite que o programa espacial avance”, disse o presidente da AEB, Marco Antônio Chamon

 

Negócios
Nos anos anteriores, a reunião ocorreu na sede da AEB em Brasília, mas desta vez, devido às inovações e projetos emergentes previstos para realização em 2025 no CLA, as lideranças optaram por realizar o encontro no centro maranhense.

 

Entre os projetos previstos para 2025 em Alcântara, está o primeiro lançamento comercial do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, da empresa Innospace. A missão representa um avanço significativo nos esforços da Agência em fortalecer a base maranhense como um centro atrativo para empresas do ramo. 

 

“A importância de receber o Conselho no Centro de Lançamento é a consolidação das ações que já estamos realizando. O Conselho Superior é responsável por dar o suporte de toda a Agência Espacial Brasileira, então essa importância é muito grande e nos sentimos muito honrados de recebê-los aqui. Com o trabalho feito agora, principalmente com o lançamento da empresa coreana Innospace no segundo semestre deste ano, e vamos tentar colocar em órbita um satélite que é inclusive da Universidade Federal do Maranhão. Então, é um momento de estreitamento de laços”, disse o Coronel e diretor do CLA, Clóvis Martins de Souza.

 

Marco Antônio Chamon também falou sobre os benefícios e a visibilidade que a realização da Reunião do Conselho traz ao CLA:

 

“Em particular, para a região de Alcântara, é que nós consigamos, com movimentos que estão acontecendo agora de lançamentos comerciais, atrair empresas de parte logística e operacional do lançamento de foguetes para cá. Nós esperamos que depois dessa reunião, mesmo se com movimentos lentos, uma nova abertura seja possível para os investimentos no programa espacial, em particular, nos investimentos em grandes infraestruturas do programa, como é o caso do CLA”.

 

Coronel Clóvis Martins de Souza realiza apresentação sobre o histórico do CLA e do programa espacial no Brasil

 

Integração

Outro impacto discutido na reunião acontece no nível local, já que o Centro desempenha um papel social e educativo em relação às comunidades da região alcantarense, por maio de ações, como geração de renda, empregando jovens da comunidade; missões de evacuação aeromédica na cidade; realização de ações cívico-sociais e disponibilização do atracadouro de Alcântara para viagens civis. 

 

Um projeto importante é o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro de Lançamento de Alcântara. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Agência Espacial Brasileira, e com recursos próprios, vêm incentivado o desenvolvimento local e sustentável, trabalho primordial da Unidade Regional no Maranhão da AEB, dedicada ao município de Alcântara, em parcerias com a Prefeitura e outros órgãos. 

 

O MCTI também está apoia o Plano Diretor Participativo de Alcântara, junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em um movimento que tem como objetivo se certificar de que a atividade espacial possa refletir em benefícios para toda a comunidade. 

 

“Estamos muito felizes de estar no município, porque a Unidade Regional do Maranhão tem por função, além da vocação tecnológica, capacitar recursos humanos da comunidade de Alcântara em diversos temas e áreas, tentando promover a inserção desses recursos humanos dentro da atividade especial. Ficamos muito felizes também com o advento do primeiro lançamento que vai ser histórico aqui no município de Alcântara, que vai ser lembrado nacionalmente e internacionalmente”, comemorou o Brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB) na Agência Espacial Brasileira (AEB), Rogério Luiz Veríssimo Cruz.


[Theophilo Moraes]

Imagens: Kariny Santiago

registrado em: , , ,