Notícias
RÁDIO CIÊNCIA
Aula de arte promove inclusão de estudantes de escolas públicas em museus e espaços culturais
A proposta é utilizar o desenho cultivado (observação de um objeto e da inserção de impressões e vivências de cada pessoa no ato de desenhar) na alfabetização visual dos estudantes do Centro Educa Mais São José de Ribamar, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, a partir de visitas guiadas no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.
O desenho cultivado é uma prática criada pela Prof.ª Rosa Iavelberg, responsável pela orientação da pesquisa. Já alfabetização visual é um conceito de Ana Mae Barbosa que reforça a importância do exercício da leitura visual antes do letramento.
Tudo isso está disposto no projeto “O desenho cultivado da Coleção de Arqueologia e Etnologia do CPHNA-MA no ensino de Arte”, conduzido pelo doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Walter Rodrigues Marques.

Walter Rodrigues Marques é doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP)
Confira!