XXXIV Semic e XIV Semiti serão realizados de 12 a 15 de dezembro, com submissões de trabalhos até o dia 30 deste mês

publicado: 25/11/2022 16h59, última modificação: 25/11/2022 19h39

Os Seminários de Iniciação Científica (Semic) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Semiti), eventos da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), já tem data marcada: serão entre os dias 12 e 15 de dezembro, cujas submissões de trabalhos estarão abertas até 30 de novembro, no Sigeventos.

O Semic, atividade realizada anualmente, tem a finalidade de divulgar as pesquisas em andamento e possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores de diversas áreas de conhecimento da Universidade Federal do Maranhão. O Semiti, por sua vez, ocorre por demanda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em convênio com a UFMA para repasse de bolsas de iniciação tecnológica.

Nesse evento, todos os bolsistas e seus respectivos orientadores têm a oportunidade de apresentar em público os resultados dos trabalhos, promovendo, portanto, a interação com a sociedade e permitindo que esta obtenha o retorno, os resultados de seus investimentos. Alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do ensino superior e médio e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do ciclo 2021-2022 que possuírem relatórios finais entregues e aprovados pelos avaliadores deverão apresentá-los.

Após a abertura dos Seminários, na tarde do dia 12, no Auditório Central do Câmpus São Luís, os dias seguintes serão destinados à apresentação dos seminários até o encerramento, com premiações e homenagens no dia 15, tudo com transmissão no canal da Ageufma no Youtube.

Os seminários poderão ser ministrados em três modalidades, sendo divididas em oral, síncrona e assíncrona. Na oral, o trabalho deverá ser apresentado durante dez minutos, no turno matutino, e o aluno poderá ser arguido pelos avaliadores; na apresentação síncrona, o trabalho deverá ser apresentado durante cinco minutos, no turno vespertino, por meio da plataforma Google Meet, com o aluno também podendo ser avaliado pelos avaliadores; para a apresentação assíncrona, o trabalho deverá estar disponível em um vídeo de três minutos, na playlist do evento.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras