Notícias

Exposição de produtos

XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia na UFMA conta com exposição de produtos de comunidades tradicionais

publicado: 25/05/2023 16h21, última modificação: 26/05/2023 12h29
A exposição ocorre até esta sexta-feira, 26, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.
XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia na UFMA conta com exposição de produtos de comunidades tradicionais

Além de oferecer uma programação voltada para discussões sobre bioeconomia e sociodiversidade, o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia conta também com uma exposição de produtos de comunidades tradicionais.

De acordo com Domingas Marques, uma das expositoras de produtos, a ocasião é uma importante oportunidade para os moradores de comunidades tradicionais mostrarem o seu potencial para a sociedade. “Eu estou aqui no simpósio apresentando os produtos derivados do babaçu, mostrando a sua relevância, já que ele é fruto de uma planta nativa do nosso Maranhão”, conta.

Para Jomar de Morais, apicultor de mel no povoado Quebra Anzol dos Moraes, na cidade de Humberto de Campos, o apoio da Universidade é muito significante, já que os seus produtos e o seu conhecimento estão sendo divulgados para diversas pessoas de diferentes lugares. 

Márcia Maria, do Movimento "Marcha Mundial das Mulheres", também ressalta que o momento é muito significativo para as mulheres artesãs, já que elas produzem produtos a partir da fibra do buriti e da economia solidária.

A exposição tem a presença de Cintia Maria e Marina Cintia Guajajara, guajajaras da Terra Indígena Arariboia; Cleones de Oliveira da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco (Amuquec); Osvaldina Sousa, da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco (Amuquec); Maria Domingas e Terezinha Nogueira, ambas da Cooperativa das Quebradeiras de Coco Babaçu de Itapecuru-Mirim; Roseli dos Santos e Suely Santos, da Associação Quilombola dos Artesãos de Santa Maria; Rita de Cássia, representante da Cacauway; Alessandro Martins e Ryan Furtado, do Quilombo Porto do Nascimento; e Natália Tacilia e Nádia Jane, da comunidade quilombola Vila Nova.

Para quem desejar conferir, a mostra dos produtos ocorre até esta sexta-feira, 26, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

Veja aqui algumas fotos da exposição: 

Exposição de Produtos de Comunidades Tradicionais no Simpósio de Farmacognosia - 25-05-2023

  

Por: Layane Garcêz

Fotos: Aline Alencar 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: