Notícias

InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, câmpus de Grajaú, tem classificação Qualis A2 da Capes

publicado: 15/08/2022 07h00, última modificação: 15/08/2022 11h10

Nesta segunda-feira, 15, o periódico científico em evidência pela série “Revistas do Continente” é a InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Geografia do Centro de Ciências de Grajaú, é publicado desde 2015 com o objetivo de divulgar pesquisas interdisciplinares relacionadas às ciências humanas e ambientais realizadas no Maranhão, em outros estados e no exterior.

A revista recebe trabalhos em fluxo contínuo, e o processo de submissão de trabalhos segue o padrão brasileiro de publicação e não cobra taxas ou encargos aos autores, sendo totalmente gratuito tanto o acesso aos arquivos disponíveis quanto o envio de manuscritos. O periódico conta com textos sob a forma de artigos, resenhas, notas de pesquisa, relatos de experiências e entrevistas de estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e demais interessados nas áreas temáticas da publicação.

Segundo o editor de seção da InterEspaço, Luciano Rocha da Penha, a contribuição da revista para o Centro de Ciências de Grajaú tem sido muito positiva. “A dimensão que a revista tem alcançado divulga a realidade do câmpus, bem como do município de Grajaú, uma vez que o volume de downloads e consultas dos artigos publicados tem sido realizado acima da expectativa”, analisou.

Luciano Rocha, que também é doutor em geografia e professor do Centro de Ciências de Grajaú, destacou as parcerias nacionais e internacionais com docentes levando em consideração a dimensão de alcance da revista, pois, na InterEspaço, também são publicados artigos originais em língua inglesa que visam ao público estrangeiro e dão visibilidade mundial às pesquisas divulgadas pelo periódico.

Além disso, a revista tem se destacado na avaliação da sua capacidade de divulgação científica e, em 2019, recebeu a classificação Qualis A2 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a segunda melhor posição no quadro de avaliação.

O foco da InterEspaço é a publicação de trabalhos multidisciplinares nas áreas da História, Sociologia, Filosofia, Educação, Psicologia, Turismo, Ciências Ambientais e temas relacionados. Até o momento, já foram publicadas 20 edições do periódico com pesquisas que abordam temas regionais e nacionais como o complexo portuário de São Luís na economia contemporânea e a reforma trabalhista e as novas relações de trabalho no Brasil.

Confira essas e outras pesquisas na página da InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade.

Saiba mais

O periódico também é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) e é editado por dois grupos de pesquisas, o Meio-Norte - Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares (Câmpus de Grajaú) e pelo Grupo de Pesquisa T-DEGEM - Território, Desenvolvimento, Gênero e Modernidade (Câmpus de Imperatriz).

Sobre a série

A série "Revistas do Continente" é produzida pela Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE). A ideia é divulgar, a cada segunda-feira, uma revista científica que tem sido organizada pelos cursos dos câmpus existentes no Maranhão. A série foi iniciada com a revista “Terra de Pretos”, do Centro de Ciências de Codó (CCCo) e seguiu com a Revista Humanidades & Educação, periódico do curso Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus Imperatriz.

Confira as duas primeiras matérias da série:

“Terra de Pretos”, revista que promove pesquisas sobre história, educação, ensino, ciências e matemática

Conheça a Revista Humanidades & Educação, o periódico do curso Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus Imperatriz

Por: Bruno Goulart

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: