publicado: 22/03/2022 09h07, última modificação: 22/03/2022 10h57
UFMA realiza exposição fotográfica e promove lançamento de livros no Palacete Gentil Braga.jpg

Foi realizada na sexta-feira, 18, mais uma etapa do projeto Do Nosso Jeito, com apresentação de duas atrações: a Noite Literária, com o lançamento de obras de autores vinculados à UFMA, e a exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’, com a trajetória da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) na realização de projetos artísticos nas áreas do teatro, da música, das artes visuais e do audiovisuais, com foco no Festival Guarnicê de Cinema. O evento ocorreu no Palacete Gentil Braga.

A exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’ é uma iniciativa que integra a programação do projeto Guarnicê Itinerante, viabilizado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Maranhão.  A exposição ficará disponível para a visitação do público até o dia 15 de abril, apenas no período da manhã, das 8h às 11h30, de segunda a sexta, exceto em feriados.

Fazendo parte do projeto, cinco obras de autores  vinculados à UFMA foram lançadas: “Coreiras – Performance e Jogo no Tambor de Crioula”, de Cássia Pires, professora e chefe do departamento de Artes Cênicas da UFMA; ‘’Epigramas de Arthur Azevedo’’, de Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA, e José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras; ‘’Memórias (En)cantadas’’, de Euclides Moreira Neto, diretor geral da Rádio Universidade e ex-diretor da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC); ‘’Trechos em Textos: Memórias que Formam Poesias’’, da poetisa e MC de rap Jéssica Cantanhede, estudante do curso de Letras; e ‘’O Cheiro do Tempo’’, de Sanatiel Pereira, diretor da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e membro da Academia Ludovicense de Letras; e o lançamento da nova edição de ‘’Noite Sobre Alcântara’’, de Josué Montello, ex-reitor da Universidade.

Rosélis Câmara falou sobre a trajetória do projeto Do Nosso Jeito. “A ideia surgiu durante a pandemia em 2020. Nós queríamos levar um pouco de arte e cultura para a casa das pessoas num momento em que estava todo mundo confinado. Toda quinta-feira, levávamos uma dose da cultura popular maranhense e da cultura brasileira, mas do nosso jeito maranhense de fazer, tudo de forma on-line. Esse projeto ganhou fôlego e conseguimos dar continuidade com ele, dessa forma submetemos à Lei de Incentivo da Secma, sendo contemplados, e hoje seguimos com os trabalhos. Essa noite nos enche de alegria e é muito gratificante estarmos colhendo os frutos de todo um trabalho”, ressaltou.

UFMA realiza exposição fotográfica e promove lançamento de livros no Palacete Gentil Braga - 18-03-2022

Zefinha Bentivi comentou as apresentações. “Hoje estamos trazendo com muita alegria, por meio do projeto Do Nosso Jeito, uma bela noite literária com o lançamento de obras de autores maranhense e uma amostra fotográfica com um pequeno resgate de imagens da atuação desses 46 anos da DAC “.

Caroline Veloso, representando a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, destacou a parceria com a UFMA. “Esse momento é de muita festividade em dose dupla, com duas realizações. A parceria entre a secretaria e a Universidade já acontece há um tempo, seja com os projetos incentivados ou de forma itinerante, a exemplo do Guarnicê Itinerante. Essa noite é muito importe para fortalecer ainda mais a nossa identidade cultural”, enfatizou.

A autora do livro “Performance e Jogo no Tambor de Crioula”, Cássia Pires, falou sobre a importância do evento para o lançamento de sua obra. “Trazer hoje o resultado da minha história acadêmica e artística por meio do lançamento do meu livro culmina numa noite muito importante e especial para mim. Sobre a minha obra, ela vai abordar a cultura do Tambor de Crioula, trazendo um recorte na figura da coreira”, relatou.

Estiveram presentes, ainda, o reitor Natalino Salgado e o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque