Proaes divulga editais para concessão de bolsas e auxílios estudantis do período de 2021.1

publicado: 08/06/2021 09h02, última modificação: 08/06/2021 19h11

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), tornou públicos quatro editais para concessão de bolsas e auxílios referentes a 2021.1: auxílio moradia estudantil – residência universitária; auxílio inclusão digital; concessão de bolsa foco acadêmico; e, a novidade deste semestre, o edital unificado para concessão de bolsas e auxílios.

O edital unificado para concessão de bolsas e auxílios concede, durante o período letivo de 2021.1, auxílios de alimentação, apoio acadêmico, creche, moradia, bolsa aprimoramento acadêmico e bolsa atleta, que antes eram divulgados em editais distintos, porém, após uma consulta com a comunidade acadêmica realizada pela Proaes, foi decidida a publicação de um único edital, a fim de facilitar a averiguação pelos estudantes. Os discentes que buscarem esse benefício precisam comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O edital de Auxílio Moradia Estudantil - Residência Universitária, Auxílio para Participação Estudantil em Eventos e Auxílio Emergencial trata também do processo seletivo para concessão, em fluxo contínuo, de benefício para a participação estudantil em eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos, esportivos e culturais, além do auxílio emergencial a discentes que comprovem dificuldades socioeconômicas agravadas por situações emergenciais que coloquem em risco a permanência na Universidade. Esse edital não tem prazo para encerramento de vigência. As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento.

O Auxílio Inclusão Digital tem a finalidade de proporcionar condições de acesso a meios tecnológicos (equipamentos) e meio técnicos (internet) para que os discentes possam realizar suas atividades remotas. Esse benefício terá duração nos períodos letivos de 2021.1 e 2021.2.

A Bolsa Foco Acadêmico é direcionada para estudantes da UFMA em situação de vulnerabilidade socioeconômica e tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos discentes na educação superior pública federal. Esse auxílio, com duração de doze meses, tem por objetivo contribuir com os discentes na participação em subprojetos integradores de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e empreendedorismo e inovação.

Para mais informações, acesse a página da Proaes

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa