Notícias

UFMA confere o grau a estudantes de seis cursos do Centro de Ciências de Bacabal, em cerimônia referente ao semestre 2022.2

publicado: 17/03/2023 17h19, última modificação: 17/03/2023 17h25

Uma noite com discursos de emoção e reforço do engajamento de luta pela educação brasileira marcou a colação de grau dos estudantes do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) na noite de quinta-feira, 16, no auditório do próprio câmpus. Estiveram presentes na solenidade o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, representando o reitor Natalino Salgado; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Melo Bentivi Andrade, mais conhecida como Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; o assessor de Relações Interinstitucionais, Arkley Bandeira; a diretora do CCBa, Luciléia de Sousa Almeida; a diretora de Extensão da Proec, Li-Chang Shuen; o chefe da Divisão de Extensão da Proec, Alden Makel Pontes Almeida; e a pedagoga da Divisão de Projetos Pedagógicos de Cursos da Proen, Hadria Samille Palhano Galvão. 

Colaram grau discentes dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia; Ciências Naturais – Biologia; Ciências Naturais – Física; Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias; Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática; e Letras – Português.  

Para a estudante de Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática Regina Maria Costa dos Santos, o momento é de muita felicidade, recordações e sensação de etapa concluída com sucesso. “É muita alegria, é algo que me traz muitas lembranças. Não foi fácil entrar no curso, quando eu passei no vestibular, a permanência foi difícil, pandemia, não tinha acesso à internet, tive que me deslocar da minha comunidade, São Manoel, em Lago do Junco, e fui pra comunidade Ludovico, no mesmo município, para poder assistir às aulas. É um sonho me formar, é como se eu tivesse dando um presente aos meus pais, por persistir e conseguir me formar”, celebrou. 

Segundo o paraninfo oficial, o professor Hawbertt Rocha Costa (foto abaixo), do curso de Ciências Naturais – Física, os estudantes têm muito o que celebrar, tendo em vista os desafios superados e a dedicação aos estudos. “Tenho um pedido a vocês, que, mesmo sendo pequeno, pode não ser tão simples: aprendam a humanizar seus fracassos e os enxergue como novas tentativas. Faço-lhes outro pedido: analisem criticamente o sistema avaliativo tradicional, que é usado para punir aqueles que não se saíram muito bem, embora tenham se esforçado. E tenho um terceiro pedido: respeitem o tempo, ele é nosso maior professor e certamente receberão grandes lições. O tempo, para mim, é o melhor professor na escola chamada vida. Ergam suas cabeças e sigam, não desanimem com as dificuldades, pois as coisas boas acontecem com o tempo, e as melhores são de repente”, discursou.

 

O orador oficial da solenidade, o formando Edivan dos Santos Martins (foto abaixo), da Licenciatura em Educação do Campo, declamou o poema “O Açúcar”, de Ferreira Gullar, e ressaltou toda a luta que os estudantes passaram até chegar ao momento da colação. Ele também agradeceu a todo o apoio dos servidores e colaboradores da Universidade Federal do Maranhão.Total gratidão a todos vocês, pois 'nós somos a mudança que buscamos’. Sim, companheiros, somos mais fortes do que pensam e seremos mais felizes do que imaginam. O eterno educador popular Paulo Freire preocupou-se com os 'condenados da terra’, os excluídos, dessa forma, devemos reafirmar nosso compromisso com as causas camponesas, não somente com a luta, mas pela permanência nela de forma digna”, proferiu. 

O pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho (foto abaixo), representando o reitor Natalino Salgado, discursou sobre a vitória dos alunos em meio às dificuldades impostas pela pandemia de covid-19 e exaltou o papel da Instituição na formação dos discentes. “Queridos formandos, no diploma que hoje vocês recebem, está registrado o vínculo desta com a sociedade, que é nossa missão de formar profissionais altamente qualificados, difundir conhecimentos gerados na UFMA, preservar e divulgar os valores artísticos e culturais. Quero desejar aos formandos muito sucesso em suas novas jornadas. Não deixem de sonhar, de acreditarem em si mesmos e de perseguir seus objetivos, aconselhou. 

Em seguida, o pró-reitor conferiu o grau aos estudantes, em meio à emoção dos formandos e fotos dos familiares e amigos dos alunos. 

Confira as fotos da colação de grau:

Colação do Câmpus Bacabal 2022.2 - 16-03-23

 

Por: Luciano Santos 

Fotos: Luciano Santos 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: