Trinta e sete acadêmicos do curso de Medicina colam grau em cerimônia especial on-line, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 14/10/2021 11h53, última modificação: 14/10/2021 20h39

No dia 1º deste mês, ocorreu, de forma remota, a Cerimônia de Colação de Grau de 37 acadêmicos do curso de Medicina do Câmpus São Luís, referente ao primeiro semestre de 2020, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube. A solenidade foi presidida pela coordenadora do curso de Medicina, Jacira do Nascimento Serra, que parabenizou os formandos e deixou uma mensagem de incentivo para os novos médicos.

“O que eu peço a vocês é que se mantenham na ética, no atendimento humanizado, vislumbrando o outro como uma pessoa que vem nos procurar para que a gente a ajude, muitas vezes com uma palavra, com atenção, com um olhar, com uma forma digna. Peço a vocês também que se orgulhem da nossa UFMA, ela é motivo para orgulho, uma universidade federal com todas as dificuldades que este momento nos obriga a passar, mas com muitos professores doutores, com pesquisas de ponta, pesquisas importantes”, enfatizou.

A coordenadora adjunta Rosângela Cipriano de Sousa, representando o reitor Natalino Salgado Filho, ressaltou a relevância social da medicina e encorajou os formandos a manterem vínculos afetivos com os pacientes. “Os desafios são tão grandes, mas a essência do médico é o que a gente não pode perder. Então eu quero falar para vocês sobre a relação médico-paciente: você chegar perto de um paciente e ele te olhar com olhar de esperança, de confiança, por isso espero que a gente consiga manter uma excelente relação com eles. Quando vocês chegarem na frente de um paciente, lembrem que vocês farão muito por aquela pessoa que está esperando tanto de vocês. E geralmente vão poder fazer com muito pouco. Eu vejo que os médicos e as médicas têm um papel muito grande na sociedade”, declarou.

Em seguida, a formanda Letícia Arrais Rocha conduziu o juramento da turma e de maneira alternada as coordenadoras proferiram a outorga do grau de médico aos formandos. Confira a cerimônia na íntegra pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque