Trinta e quatro estudantes de Medicina do Câmpus São Luís recebem o grau em cerimônia especial híbrida

publicado: 24/02/2022 17h00, última modificação: 24/02/2022 21h33

A quarta-feira, 23, foi um dia especial para a turma 104 do curso de Medicina em São Luís, pois a Universidade Federal do Maranhão realizou uma sessão solene híbrida de outorga de grau especial para a turma, cuja cerimônia, realizada de forma presencial, recebeu alunos e familiares, cumprindo todas as medidas de biossegurança asseguradas nas normativas da Universidade. Também houve espaço para autoridades marcarem presença de forma remota.

A cerimônia outorgou grau a 34 discentes e foi a primeira a ser realizada de forma híbrida, com a presença de alunos e professores de forma remota, como regulamenta a Portaria Nº 212/20 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Estiveram presentes no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado a coordenadora do curso de Medicina, Jacira do Nascimento Serra, também representando o reitor Natalino Salgado; a professora Rosângela Cipriano de Sousa, coordenadora adjunta do curso; a paraninfa Adriana Lima dos Reis Costa; e as professoras do curso Adalgisa de Sousa de Paiva Lima, Conceição de Maria Pedroso de Silva e Azevedo, Leolpoldina Milanês da Silva Leite e Sheila Risce Lobão Amaral.

A professora Jacira do Nascimento comentou que a solenidade de formatura ocorre em um momento atípico, em um formato diverso das outras colações de grau, mas que a cerimônia alcança importância diante da situação vivenciada no Brasil na atualidade. “Durante os seus mais de 50 anos, a UFMA formou diversos profissionais, e hoje estamos colocando no mercado médicas e médicos aptos e capacitados a enfrentar essa crise e qualquer outra situação. Tenho certeza que vocês, ex-alunos, honrarão o nome da UFMA em qualquer lugar”, completou seu discurso.

A paraninfa da turma, Adriana Lima, proferiu seu orgulho pela oportunidade de ser a representante dos docentes de Medicina do Câmpus São Luís e a alegria de ver seus estudantes se graduando. “Estou muito feliz por tal honraria. É impossível mensurar a minha felicidade. Esse ponto singular de ser mãe de aluno fortaleceu os meus laços com esta turma, que tive a oportunidade de acompanhar em vários momentos e de observar o progresso sobre vários ângulos. Cursar Medicina exige muita dedicação e esforço, são horas de estudos, aulas, estágios e pesquisas”, declarou.

Samuel Rodrigues de Moraes Cunha, um dos oradores da turma, emocionado, agradeceu aos docentes. “Professores, semeadores natos de seus ensinamentos, sementes que criam raízes em nossos corações, crescem, frutificam, amadurecem e nos tornam transformadores. Não existe educação sem inspiração e, com certeza, tivemos bastantes dessas sementes vindo de todos vocês. Creio que o trabalho de vocês foi exitoso”, comemorou.

Ana Beatriz Costa Brito, discente que também discursou na oportunidade, ressaltou as vivências vividas com seus colegas de turma. “Em meu ponto de vista, a turma 104 foi e ainda é caracterizada como uma turma de grandes diferenças e constantes mudanças. De repente, algo que só tínhamos lido em livros, aconteceu na nossa frente, como foi a pandemia, mas ninguém imaginou daquela maneira, as notícias diziam: novo coronavírus chega ao Brasil; enquanto isso, em nossas comunicações, nos adaptávamos a mais uma mudança, o ensino remoto. E mais uma mudança chegou, na noite de hoje, em que dormiremos médicos. Foi um prazer fazer Medicina com vocês”, celebrou.

Assista à cerimônia na íntegra:

Por: Carlos Alcântara