Trinta e dois formandos do CCAA do Câmpus Chapadinha colam grau em cerimônia remota

publicado: 25/03/2021 18h35, última modificação: 27/03/2021 09h28

Na noite desta quarta-feira, 24, ocorreu, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube, a Cerimônia de Colação de Grau dos formandos do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) do Câmpus Chapadinha. Trinta e dois alunos receberam a outorga de grau dos cursos de Bacharelado em Agronomia; Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas; Bacharelado em Engenharia Agrícola; e Bacharelado em Zootecnia, referentes ao primeiro semestre de 2020. Estiveram presentes também o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio; representando o reitor Natalino Salgado; a pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera; e professores e coordenadores dos respectivos cursos.

Em seu discurso, o vice-reitor pediu um minuto de silêncio pelos colegas da comunidade acadêmica que foram vítimas da covid-19 e exaltou a importância da cerimônia, ainda que realizada de forma remota. “Esta colação se reveste de um componente especial: tivemos que nos adaptar à pandemia da covid-19 para não deixar a Universidade parada. Empenhamo-nos em atividades remotas e fizemos o que tinha que ser feito para a vida dos estudantes continuar seu curso, pois sabemos que esse diploma é importante para a qualidade de vida que vocês buscam, a realização profissional com que sonham e para ajudar na luta contra todos os problemas que estarão postos no rastro dessa pandemia”, declarou.

O paraninfo oficial da solenidade, Alécio Matos Pereira, docente do curso Zootecnia, exaltou em sua fala a determinação dos egressos diante dos desafios da graduação. “Colocando em prática a persistência, a capacidade de manter o foco no curso e superar os obstáculos, ficando de pé e seguindo em busca dos seus sonhos, você demonstrou maturidade, e por isso podemos, hoje, desfrutar desse momento de glória e grande vitória. Hoje é um dia extraordinário, comemore e celebre muito, você venceu. Quando a dúvida e a insegurança baterem, lembre-se de que você já sabe os passos para vencer qualquer obstáculo”, discursou.

COLAÇÃO DE GRAU 2020.1 - CCAA

Representando o curso Ciências Biológicas, a formanda Beatriz da Silva Costa, oradora oficial da cerimônia, descreveu a vivência na Universidade como um processo de evolução e recompensa. “Ao fim deste momento, podemos entender os motivos que nos fizeram chegar até aqui. A caminhada é a resposta. Alguns presentes são filhos do interior, filhos de cidades distantes, filhos de lembranças e recordações do sofrimento sofrido por pais que não estão mais presentes. Pais, mães e famílias inteiras que trabalham dia e noite por dias melhores e nunca estudaram em uma universidade federal. Estamos aqui colhendo os frutos de uma semente plantada, regada com sacrifício, esforço e dedicação”, enfatizou.

Confira a colação de grau dos formandos do CCAA do Câmpus Chapadinha na íntegra:

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa