publicado: 22/06/2022 08h00, última modificação: 22/06/2022 21h04
Terceira edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim ocorre nesta quarta-feira, 22, na UFMA.png

A terceira edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim será realizada hoje, quarta-feira, dia 22, na Cidade Universitária Dom Delgado, com início às 9h. O local será na rua ao lado do prédio da Superintendência de Infraestrutura da UFMA, em um local de fácil acesso, e será aberta a toda a comunidade universitária e do entorno.

A feira, que também é um ato político em defesa das comunidades tradicionais e da zona rural da cidade de São Luís, divulga a produção de alimentos da agricultura familiar em toda a ilha e aponta a importância de preservação das áreas rurais e do incentivo à agricultura familiar nessas áreas.

Na feira, poderão ser encontrados:

Arroz torrado, arroz novo, feijão-sempre-verde, fava, macaxeira, óleo e azeite de coco babaçu, mesocarpo de babaçu, amêndoa de coco babaçu, café orgânico, açúcar mascavo, conserva de pimenta, farinha d’água, massa de macaxeira, hortaliças e frutas, quiabo, abóbora, maxixe, cheiro verde, alface, vinagreira, tomate-cereja, coco, banana, mamão, coco seco, doces (Goiaba e mamão), polpas de fruta, geleias (acerola com pimenta, murici com pimenta, manga com pimenta, cupuaçu com pimenta), camarão branco fresco, camarão seco, filé de pescada, filé de posta de pescada, pescada com contrapeso, ovo caipira, queijo coalho, mel de abelha apis, mel de abelha tiúba, brechó, mudas de plantas, trancista, plantão psicológico (projeto de extensão), sacolas, bolsas, pochetes, bag lateral, artes plásticas, artesanato de fibra de buriti, estojos, porta-moeda, porta-cartão, necessaire, chaveiros, carteiras, crochês, ímã de geladeira, bijuterias, E muito mais…

Além das comunidades da Resex (como Taim, Rio dos Cachorros, Cajueiro, Vila Maranhão…), outras áreas  e parceiros estão envolvidos na iniciativa, como os produtores da Resex de Cururupu, Igaraú, Matinha, Cajueiro (Guardiões), Coqueiro, Inhauma, Estiva, Vila Collier, Vila Ariri (Unidas pela Fibra), BlackZona, MST, Taim, Vila Conceição / Vila Maranhão, Rede de Mulheres, Residencial Natureza, Camboa dos Frades, Coroadinho (Associação de Artesãos do Coroadinho), Argola e Tambor / Cidade Nova, Vila São Luís (Grupo de Mulheres empreendedoras – GUME), Maracanã.

A feira é uma realização do Conselho Gestor da unidade, com apoio da Apruma, da UFMA (que autorizou o uso do espaço para a realização do evento), do GEDMMA (Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente), da Associação Agroecológica Tijupá e do MST (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Terra).

Além da comercialização de produtos alimentícios e de artesanato das comunidades, haverá também, almoço e lanche no local. O cardápio do almoço será galinha caipira, pato, torta de camarão, sururu no leite de coco, camarão cozido, arroz de cuxá e peixe frito. "Venha almoçar conosco!", convidou a comissão organizadora.

A participação na III Feira da Resex de Tauá-Mirim é uma oportunidade de desfrutar alimentação saudável e também de demonstrar apoio às comunidades que resistem bravamente para manter territórios centenários e que dessa forma contribuem com nosso bem-estar. "Nesta quarta, todos e todas, com suas sacolas, e vamos à Feira! Tragam suas máscaras! Teremos álcool em gel nas barracas. Vamos nos proteger mutuamente pois a pandemia persiste", reforçou o convite.

Por: DCom