Solenidade de Acolhida aos estudantes dá início ao semestre 2022.2

publicado: 06/09/2022 14h52, última modificação: 06/09/2022 15h13
Comunidade acadêmica da Cidade Universitária se reuniu no Centro de Convenções para celebrar o retorno das aulas, que, pela primeira vez em dois anos, será 100% presencial

Na segunda-feira, 5, a Cidade Universitária Dom Delgado recebeu os alunos para a Acolhida e Abertura Presencial do Semestre Letivo 2022.2. A recepção foi realizada no Centro de Convenções e marcou a abertura oficial do período, que será o primeiro 100% presencial desde 2020. Desde o início da pandemia, a UFMA vinha realizando suas atividades de forma remota, mas, desde o começo deste ano, começou a retomar seus trabalhos presencialmente, de forma gradual.

Participaram da acolhida o reitor Natalino Salgado Filho, o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, pró-reitores, superintendentes, diretores de centro, professores, técnicos-administrativos e alunos. O discente Hugo Bartolomeu, do curso de Medicina, foi o representante do Diretório Central dos Estudantes. A música ficou a cargo da Atlética Matraca, do curso de Medicina, e a Banda Mr. Simple.

O reitor afirma que o momento é de alegria e ressalta que, mesmo com a pandemia, a UFMA não parou. Para ele, a retomada das aulas presenciais traz a possibilidade de aplicar novas metodologias tecnológicas aprendidas nos últimos dois anos, que estarão à disposição dos professores. Ele afirma que a convivência da comunidade acadêmica gerada pela retomada das aulas trará vida à Universidade.

“Das 69 universidades federais do nosso país, estamos talvez entre as nove que estão com o calendário organizado e praticamente dentro do seu período normal. Tudo foi preparado com muito carinho e muita dedicação pelos diretores de Centro. Para mim, existem dois momentos de grande significado: quando os alunos estão chegando, que eles têm muito o que aprender, por isso fazemos a festa para recebê-los; e no momento da formatura, quando os entregamos para a sociedade já graduados”, destacou Natalino Salgado.

Show da Acolhida 2022.2 - 05-09-2022

Para o aluno Rodrigo Santos, do 5° período de Rádio e TV, a expectativa para o retorno presencial é alta, e a ocasião traz de volta a oportunidade de vivenciar a plenitude da Universidade. “Esse ambiente físico, presencial, ver as pessoas, rosto a rosto, faz parte da experiência da faculdade. Então, o período remoto foi uma perda, de certa forma, dessa experiência completa”, declarou.

Entre os novos ingressantes, está George Rodrigues, do 1° período de Matemática. Natural de São Luís, George tem 25 anos e vem de escola pública. Ele comemora a chegada à UFMA e afirma que, entre os seus anseios, está a vontade de participar da equipe de atletismo da Universidade. “Estudei muito para conseguir estar aqui agora. Espero que seja a minha grande oportunidade. Sei que vai ser difícil, haverá turbulências, mas espero que, com a ajuda de todos, eu possa continuar. Sei que, agora no começo, tudo parece ser muito fácil e muito novo, é uma experiência nova para quem está saindo do ensino médio”, pontuou.

E, para quem deseja ingressar no semestre que vem, George dá a dica. “É preciso estudar bastante e se dedicar também”, aconselhou.

Confira todas as fotos

Por: João Meireles