Série “Revistas do Continente” é encerrada com saldo de divulgação de sete periódicos dos câmpus do continente

publicado: 19/09/2022 09h59, última modificação: 19/09/2022 15h58
Nesta matéria, você entenderá a origem das revistas científicas e terá acesso aos links de todos os textos produzidos na série

A Diretoria de Comunicação (DCom) realizou, durante o período de agosto a setembro, a série “Revistas do Continente”, com o objetivo de dar mais visibilidade aos periódicos científicos e às pesquisas desenvolvidas nos câmpus do continente. No total, foram abordadas sete revistas de diferentes Centros de Ciências vinculados à UFMA. Nesta matéria, você entenderá a importância desses periódicos para a comunidade científica e para a sociedade.

O que é um periódico científico e como eles surgiram?

De acordo com a bibliotecária e membra do Conselho Gestor do Portal de Periódicos da UFMA, Suênia Oliveira Mendes, doutora em Ciência da Informação, as primeiras revistas científicas surgiram em 1665, com o periódico francês Journal des Sçavans e a publicação inglesa Philosophical Transactions of the Royal Society.

Esses jornais foram criados devido à necessidade de ampliar a divulgação científica. Eles substituíram, por exemplo, o uso de cartas particulares que os cientistas trocavam entre si para compartilhar artigos acadêmicos.

Atualmente, os periódicos científicos podem ser lidos por qualquer leitor que tenha interesse em uma determinada área, devido aos indexadores de artigos científicos, como o SciELO e o Google Acadêmico. A UFMA conta com o seu próprio Portal de Periódicos e, nele, o leitor tem acesso a todas as publicações científicas da Instituição.

Por causa disso, a revista científica é uma publicação periódica que busca promover o progresso da ciência por meio da divulgação de novas pesquisas e seus resultados. É o espaço que os cientistas têm para publicar artigos científicos.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por estabelecer regras, como a NBR 6022, que padronizam e qualificam a produção de artigos científicos em publicações periódicas.

Segundo Suênia, essa norma estabelece os critérios para que as revistas científicas sejam aceitas pela ABNT. “O planejamento de um periódico científico até sua publicação necessita de um editor que possua um corpo técnico multidisciplinar para conseguir atender às normas da ABNT e verificar o conteúdo e os procedimentos metodológicos dos artigos recebidos pelas revistas”, explica a bibliotecária.

A importância das revistas científicas

Durante a pandemia de covid-19, as revistas científicas demonstraram mais uma vez a sua importância para a comunidade acadêmica e também para a sociedade global. Diversos artigos científicos publicados pela conceituada revista científica Nature contribuíram na divulgação correta de informações sobre o coronavírus (SARS-CoV-2) e ajudaram cientistas do mundo todo a desenvolverem pesquisas com baae em textos lidos do periódico. E também serviu de base para que médicos e enfermeiros adotassem procedimentos recomendados por essas pesquisas.

Nas Universidades, os periódicos são importantes para a publicação de pesquisas que podem interessar a outros cientistas que queiram se aprofundar ou desenvolver suas próprias teorias e também contribuem com o ensino em sala de aula, pois os artigos oferecem conteúdo didático aos estudantes.

“As revistas fazem parte do intrincado da comunicação científica, em que o periódico científico é um canal formal de comunicação entre cientistas. Elas não servem apenas para a disseminação das pesquisas e dos pesquisadores, mas também contribuem para o reconhecimento das instituições que incentivam a ciência”, completou Suênia.

Confira os 7 periódicos abordados pela série "Revistas do Continente":

“Terra de Pretos”, revista que promove pesquisas sobre história, educação, ensino, ciências e matemática.

Conheça a Revista Humanidades & Educação, o periódico do curso Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus Imperatriz.

InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, câmpus de Grajaú, tem classificação Qualis A2 da Capes.

“Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade”, revista de Grajaú que promove pesquisas sobre a história da filosofia no Maranhão.

Conheça a Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, o periódico interdisciplinar do Centro de Ciências de Chapadinha.

Conheça a Afluente – Revista de Letras e Linguística, do Centro de Ciências de Bacabal

“Infinitum: Revista Multidisciplinar”, do Câmpus São Bernardo, une diversas áreas do conhecimento em suas publicações.

Por: Bruno Goulart

Produção: Bruna Castro