publicado: 19/08/2022 14h40, última modificação: 19/08/2022 14h40
As entrevistas ocorrerão no período de 26 de agosto a 16 de setembro, na TV UFMA e na Rádio Universidade FM.
Reunião com assessores de candidatos ao governo e senado define regras para sabatina na Rádio Universidade e TV UFMA.jpg

Faltando 45 dias para as Eleições 2022, que definirão Presidente, Governador, Senadores, Deputados Estaduais e Federais, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), com o objetivo de oferecer aos catorze candidatos a Governador e Senador um espaço público, democrático e privilegiado para a apresentação dos seus compromissos de trabalho à população e ampliar os conhecimentos dos ouvintes, telespectadores e internautas sobre as propostas dos postulantes aos cargos majoritários, realizará, pela primeira vez, uma sabatina com os candidatos que pleiteiam essas vagas. As entrevistas ocorrerão no período de 26 de agosto a 16 de setembro.

Para a organização do calendário de entrevistas, a SCE reuniu, nessa quinta-feira, 18, os assessores dos candidatos para definir a ordem de entrevista de cada um. As entrevistas ocorrerão na Rádio Universidade FM, das 8h às 8h45, sob o comando do jornalista Adalberto Júnior e mais dois jornalistas, e na TV UFMA, das 13h30 às 13h50, durante a exibição do telejornal JTVUFMA.

Os candidatos a Governador e Senador deverão responder a perguntas sobre Educação, Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Inclusão Social, Cultura, Administração Pública, entre outros temas.

Durante a reunião, ficou acertada a presença de apenas um assessor do candidato nos estúdios da rádio e da TV durante a entrevista. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, realizado durante a reunião, que teve início às 9h30, no Anfiteatro do curso de Comunicação Social, situado no Centro de Ciências Sociais, na Cidade Universitária Dom Delgado (UFMA).

Reunião com os assessores dos candidatos a Governo e Senado para realização de sabatina - 18-08-2022

Na reunião, estiveram presentes os assessores dos candidatos Carlos Brandão, Edivaldo Holanda Júnior, Hertz Dias, Joás Moraes, Lahesio Bomfim, Simplício Araújo e Weverton Rocha, para Governo do Estado, e Ivo Nogueira e Saulo Arcangeli, para Senado pelo Maranhão. Os candidatos que não enviaram representantes à reunião ficaram fora do calendário apresentado para a realização das entrevistas.

Segundo o superintendente de comunicação e eventos, Fernando Oliveira, a iniciativa fortalece o papel da Universidade como campo de debates de ideais e a defesa da democracia. “Ao abrir espaços em seus veículos institucionais de comunicação para a livre manifestação do pensamento, a Rádio Universidade e a TV UFMA demonstram, mais uma vez, o seu compromisso de bem informar à população”.

O calendário definido é o seguinte:

Para candidatos ao Governo do Maranhão

26/8 – Simplício Araújo (Solidariedade)

29/8 – Lahesio Bomfim (PSC)

30/8 – Edivaldo Holanda Júnior (PSD)

31/8 – Hertz Dias (PSTU)

2/9 – Carlos Brandão (PSB)

5/9 – Joás Moraes (Democracia Cristã)

6/9 – Weverton Rocha (PDT)

Para candidatos ao Senado da República pelo Maranhão

14/9 – Ivo Nogueira (Democracia Cristã)

15/9 – Saulo Arcangeli (PSTU)

Canais de Exibição

As entrevistas vão ar pela TV UFMA, no canal aberto: 16.1 digital, NET-Claro: canal 17, SKY: canal 316 e TVN: canal 16, e pela Rádio Universidade FM, 106,9, sendo possível acompanhar on-line, pelo site da rádio e também pelo canal da rádio no YouTube.

Saiba +

Neste ano, as eleições serão realizadas no dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, estão aptos a votar, no Maranhão, 5.042.999 pessoas. Na urna eletrônica, no dia da votação, o eleitor vai inserir primeiro os números do Deputado ou Deputada Federal, com quatro dígitos, depois do Deputado ou Deputada Estadual, com cinco dígitos, em seguida Senador ou Senadora, com três dígitos, Governador, com dois dígitos, e, por fim, Presidente da República, também com dois dígitos, e apertar o botão verde para confirmar.

No Maranhão, são nove candidatos a Governador Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Junior (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (Democracia Cristã), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade) e Weverton Rocha (PDT).

Já para Senador de República pelo Maranhão, são cinco candidatos, Antonia Cariongo (PSOL), Flávio Dino (PSB), Ivo Nogueira (Democracia Cristã), Roberto Rocha (PTB) e Saulo Arcangeli (PSTU).

Para Deputado Federal, são 359 candidatos, para Estadual, 535, e para a Presidência da República, são onze candidatos: Ciro Gomes (PDT), Constituinte Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Léo Péricles (UP), Lula (PT), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU).

Por: Sansão Hortegal