Projeto “Vozes para Prevenir” realizará mostra na quinta-feira, 30, para conscientizar sobre os cuidados com a saúde masculina

publicado: 25/11/2022 15h05, última modificação: 25/11/2022 19h48

Em alusão à campanha do Novembro Azul, o projeto “Vozes para Prevenir” realizará na quinta, 30, a partir das 14h, na Sala de Vídeo – Bloco D do Centro de Ciências Sociais (CCSO), uma mostra sobre os cuidados com a saúde masculina.

O evento terá uma sala imersiva com experiências sensoriais, a fim de sensibilizar o público quanto à importância da prevenção, do exame e tratamento do câncer de próstata. Será exibido um vídeo produzido especialmente para o evento, contendo depoimentos de ex-pacientes, com o objetivo de criar empatia quanto aos cuidados e desafios enfrentados pelos enfermos.

O projeto conta com o apoio da entidade filantrópica Fundação Antônio Dino e é resultado das discussões realizadas ao longo deste semestre na disciplina “Relações Públicas Comunitárias”, ministrada pela professora do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da UFMA Melissa Moreira Rabêlo, doutora em Políticas Públicas pela UFMA.

Pesquisa de campo

Durante a disciplina, os discentes desenvolveram pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, em que foram entrevistados onze homens com vínculo ativo na UFMA: oito alunos, dois professores e um funcionário terceirizado. Quando perguntados se já conheciam a Campanha do Novembro Azul: todos afirmaram que já a conheciam; quando questionados sobre conhecerem pessoas que tiveram câncer de próstata: apenas dois professores responderam que sim.

Em seguida, quando o tópico foi a realização do exame de toque: os dois professores responderam que sim, os outros entrevistados disseram não ter feito ou por causa da idade ou pelo tabu relacionado à realização desse procedimento; em relação à realização de check-ups periódicos: seis afirmaram que realizam e cinco que não; e, por último, apenas três alunos responderam que conhecem pessoas na família com diagnóstico de câncer de próstata.

A conclusão obtida pela pesquisa, foi que homens com maior grau de instrução, em virtude da idade e do esclarecimento sobre os tabus relacionados ao procedimento, em geral, estão mais atentos à realização dos exames. Também foi possível concluir que, com o avanço da comunicação da campanha Novembro Azul ao longo dos anos, o conhecimento sobre o tema se expandiu, tendo em vista que todos os entrevistados já conheciam a campanha — embora nem todos olhem com maior atenção para as causas de saúde masculina.

Saiba mais

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras