PET-Saúde Gestão e Assistência da Cidade Universitária realizará reunião de abertura de suas atividades no dia 12 de agosto

publicado: 05/08/2022 12h42, última modificação: 05/08/2022 13h07
Reunião ocorrerá no Centro Pedagógico Paulo Freire, a partir das 13h

Com o objetivo de divulgar as orientações propostas pelo Ministério da Saúde, será realizada, no dia 12 de agosto, a partir das 13h, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a reunião de abertura das atividades do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Gestão e Assistência. Na Cidade Universitária, o respectivo PET-Saúde, conhecido também pelo nome de Projeto 67, é resultado da parceria institucional entre a Universidade Federal do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), com a coordenação da professora Maria Luiza Cruz, do Departamento de Farmácia.

Os selecionados para atuarem nesta edição do Projeto 67 desenvolverão ações de gestão e de assistência em diferentes níveis de atenção à saúde, com a finalidade de contemplar a qualificação dos profissionais e obter respostas mais efetivas. Segundo a professora Maria Luiza Cruz, as atividades foram iniciadas no dia 1° de agosto e contam com a atuação de 110 participantes selecionados, distribuídos entre estudantes bolsistas, voluntários, professores, preceptores e cadastro de reserva. Os cursos envolvidos nesta edição são Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Gestores da UFMA e da Semus, estudantes, profissionais da saúde e professores que atuam no Projeto 67 podem participar gratuitamente da abertura, sem necessidade de inscrição prévia. Na programação, estão previstas as apresentações dos gestores institucionais, além dos coordenadores de curso envolvidos. Também haverá a divulgação dos cinco grupos tutoriais (GT), intitulados como “Diagnóstico, Controle e Assistência à Hanseníase”; “Saúde Mental em Tempos de Covid-19”; “Práticas Colaborativas na Segurança do Paciente”; “Gestão do Trabalho no Programa de Tuberculose”; e “Qualidade das Ações e dos Serviços de Imunização”.

O Projeto 67 faz parte da 10ª edição do programa, que é uma ação interministerial entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Desde 2007, o PET-Saúde Gestão e Assistência visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Tem por pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Segundo a coordenadora, os trabalhos desta edição seguirão até 31 de julho de 2023.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro