Painel de Cursos de Graduação é lançado em cerimônia virtual e reúne informações interativas sobre os indicadores de qualidade das graduações presenciais e a distância da UFMA

publicado: 21/06/2021 14h10, última modificação: 21/06/2021 18h37
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), promoveu o lançamento do Painel de Cursos de Graduação, uma plataforma virtual que apresenta os indicadores de qualidade dos cursos de graduação, levando em consideração o conceito preliminar dos cursos (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A plataforma reúne doze painéis, organizados com gráficos interativos e intuitivos sobre os cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância da UFMA, além dos conveniados. Algumas das informações disponíveis dos cursos ofertados na modalidade de ensino são: turno, indicadores de qualidade, aluno equivalente, horário, número de vagas, atos legais de criação, reconhecimento e renovação dos cursos.

“Antes eu teria que ligar para o coordenador de curso ou para Proen e perguntar, por exemplo, sobre o número de alunos de um curso específico. Agora, olho o painel e vejo tudo lá. Isso é fantástico. Estamos usando as ferramentas que estão disponíveis e as incorporamos. Isso ajuda a qualificar a Universidade, facilita aos gestores construírem seus relatórios e ajuda até o MEC. Isso é progresso”, destaca o reitor Natalino Salgado.

A pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, destacou a parceria da Proen com o STI e o benefício dos dados do painel para futuras ações na Universidade. “Este trabalho foi muito bem realizado entre o STI e a Proen e vai ficar na história da instituição. Você vai poder olhar, inclusive, a necessidade que determinado curso tem, escolhendo informações também para saber o que deve ser feito, que ações devem ser tomadas. É um grande e importante momento para a Proen e toda a comunidade acadêmica”, enfatizou.

Anilton Maia, superintendente de tecnologia da informação, chamou atenção para a ferramenta como forma de transparência e para a velocidade no acesso à informação: “Essa é mais uma ferramenta de transparência ativa da gestão para manter a comunidade atualizada sobre todos os atos legais, nossa infraestrutura, processos e controles, e dessa forma a comunidade tem acesso às informações na palma da mão, não precisa pedir e muito menos ficar esperando”.

Assista ao evento de lançamento do Painel de Cursos de Graduação no canal da UFMA no YouTube:

Saiba mais

Além do reitor Natalino Salgado, a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, e o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, estiveram presentes na mesa simbólica do evento o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Pontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Viana; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi Andrade; e o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Cravalho Silva;

Estiveram ainda o superintendente de Comunicação e Eventos, Antônio Fernando Silva; o procurador Educacional Institucional, Romildo Martins Sampaio; o diretor de Desenvolvimento e Ensino de Graduação, Jhonatan Almada; a diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira; a diretora de Integração, Organização e Gestão Acadêmica, Sílvia Cristiana Costa; a diretora de Tecnologias na Educação, Ana Emília de Oliveira; a diretora de Assuntos Especiais, Lorena Carvalho de Azevedo; e o coordenador de Políticas Afirmativas, Acildo Leite da Silva.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa