Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no primeiro semestre de 2021 começam nesta segunda, 19, exclusivamente de forma on-line

publicado: 19/04/2021 17h57, última modificação: 19/04/2021 22h07

A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre de 2021. Os estudantes deverão encaminhar toda a documentação exigida no edital exclusivamente de forma remota para o Sistema da UFMA, durante os dias 19 a 23 de abril.

As cópias dos documentos exigidos para a pré-matrícula, básicos e específicos, nas respectivas categorias e subcategorias, deverão ser digitalizadas. A documentação básica é obrigatória em todas as categorias.

Documentação específica

Nesta primeira edição do Sisu 2021, a UFMA utilizará o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico) como meio exclusivo para fins de análise e comprovação da renda dos candidatos que optarem por concorrer às vagas nas subcategorias de baixa renda. Ao todo, serão 639 vagas distribuídas nos diversos cursos da Instituição.

Dessa forma, os candidatos que possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo deverão buscar informações no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência ou, ainda, nas Secretarias Municipais de Assistência Social para efetivação e/ou atualização da inscrição no CadÚnico.

Já a análise da condição da pessoa com deficiência será realizada por banca examinadora da UFMA excepcionalmente, em razão da pandemia da covid-19, de forma remota, com base no laudo e nos exames médicos encaminhados pelos estudantes via sistema da UFMA.

Para realizar a heteroidentificação étnico-racial, o candidato deverá submeter, via sistema, juntamente com as demais documentações, foto e vídeo para avaliação da Comissão de Heteroidentificação Racial e Verificação Étnico-Indígena.

Para mais informações, acesse o site sisu.ufma.br ou envie suas dúvidas para e-mail ingresso.sisu@ufma.br ou pelos telefones (98) 3272-8733 e (98) 3272-8738.

Confira o Edital do Processo Seletivo SiSU/UFMA 2021.1.

Para mais detalhes de gravação dos vídeos, veja os seguintes tutoriais:

Vídeo Heteroidentificação:

Autodeclaração de etnia indígena:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque