Notícias

Hidrogênio Verde como alternativa energética no Maranhão foi tema de entrevista do quadro Rádio Opinião

publicado: 10/05/2022 12h23, última modificação: 10/05/2022 21h31

Na segunda, 10, Fraga Araújo, superintendente de Energia, Petróleo, Gás, Minério e Metalúrgica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), concedeu entrevista ao quadro Rádio Opinião do Jornal Rádio Universidade FM 106,9, para falar sobre o Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V) e os investimentos na produção sustentável e integrada da energia solar e eólica.

O hidrogênio verde é uma alternativa de uso energético que visa à descarbonização do planeta, proporcionando a transição do uso de combustíveis fósseis para a produção de energia limpa, reduzindo a emissão de gases nocivos para atmosfera. A energia, conforme Araújo explicou, é uma commodity indispensável a vida em sociedade, porém, com a guerra entre Ucrânia e Rússia, os países tiveram que buscar alternativas para além do gás russo. Ele mencionou que a energia do hidrogênio verde é ainda nova no Brasil e que, por isso, o Governo do Maranhão lançou o Plano Maranhão 2050, que prevê a ampliação de secretarias e o desenvolvimento de projetos estratégicos.

Com o objetivo em obter novos colaboradores e investidores, Fraga Araújo destacou a tecnologia digital como caminho. “Nós temos parcerias com a UFMA, Equatorial e Geramar, que elaboraram uma plataforma onde podemos acessar e verificar, no Estado do Maranhão, os locais com potencial solar e eólico existentes, uma ferramenta direcionada para investidores. Pretendemos ampliar a plataforma para todas as regiões, inclusive para energias provenientes da offshore, energia limpa e renovável que sopra em alto-mar”, acrescentou.

Confira a entrevista:

Por: Aline Santos

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: