Notícias

Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições

publicado: 04/04/2022 10h52, última modificação: 04/04/2022 20h25

Estão abertas as inscrições para o Festival Guarnicê de Cinema 2022 – Edição 45. O evento será realizado em formato híbrido (com programação em São Luís e virtual) entre os dias 23 e 30 de setembro. As inscrições podem ser feitas até 9 de maio, por meio dos formulários disponíveis no site guarnice.ufma.br.

Cineastas de todo o país podem concorrer nas mostras competitivas nacionais de filmes de longa e curta-metragem. Realizadores ibero-americanos e de países de língua portuguesa também podem participar, desde que os filmes sejam falados, dublados ou legendados em português. As mostras competitivas maranhenses são de videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário, além de longa e curta-metragem.

O Guarnicê aceita obras finalizadas a partir de janeiro de 2021 e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do festival. A participação é gratuita.

Entre os prêmios ofertados, estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que receberá R$ 20 mil, e o de melhor curta nacional, que será premiado com R$ 10 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destinará dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Outros detalhes sobre a premiação, assim como todas as informações do Guarnicê, podem ser encontrados no regulamento do festival.

Saiba mais

Quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, o Guarnicê é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). A programação do festival inclui mostras competitivas e paralelas, assim como ações formativas que abrangem oficinas audiovisuais, palestras e workshops com especialistas em cinema.

Em 2021, o festival recebeu 1.152 inscrições. Quase 200 filmes foram selecionados para exibições em 18 mostras. O Guarnicê foi acompanhado de modo virtual por cerca de 35 mil pessoas. Presencialmente, o público estimado foi de duas mil pessoas.

Por: Paulo Vinicius Coelho/Assessoria de Imprensa da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: