publicado: 16/05/2022 20h37, última modificação: 17/05/2022 09h15
Em comemoração à 20ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Ibram, UFMA realizará atividades culturais.jpeg

Com o tema “O Poder dos Museus”, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promove em todo o país a 20ª Semanal Nacional de Museus (SNM), no período de 16 a 22 de maio. Na ocasião, a Universidade Federal do Maranhão – Cidade Universitária Dom Delgado, realizará nos dias 18 e 19, atividades culturais como mesas-redondas, palestras e exposições no auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH), com o intuito de comemorar a SNM.

A programação terá início no dia 18, às 9h, com a mesa de abertura “Memorial Cristo Rei na Semana Nacional dos Museus” e contará com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi; da diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Câmara; da coordenadora de Memórias e Exposições da UFMA, Maíra Rocha e do administrador do Palácio Cristo Rei, Carlos Cunha. Em seguida, às 9h30, ocorrerá a mesa-redonda “O poder dos museus”.

No mesmo dia, às 10h30, o museólogo da Universidade, Helder Luiz Bello de Melo, ministrará a palestra “Reflexões sobre o Plano Museológico”. Já no período da tarde, as atividades terão início às 14h, com a palestra “Memorial Cristo Rei: uma análise institucional”, ministrada pelo administrador do Palácio Cristo Rei da UFMA, Carlos André Lopes Cunha. Às 15h, a coordenadora do arquivo histórico do Memorial, Marla de Ribamar Silva Silveira, fará a palestra “O processo de revitalização do arquivo histórico da Universidade Federal do Maranhão”.

Para encerrar a programação do dia 18, a técnica em Assuntos Educacionais da UFMA, Mayjara Rego Costa Garcia Oliveira, apresentará, às 16h, a palestra “A pesquisa histórica no contexto museológico”. Na quinta-feira, 19, haverá a exposição virtual intitulada “Fachadas Memorial Cristo Rei”.

Programações desenvolvidas pelo Museu Histórico do Maranhão

Para comemorar a 20ª Semanal Nacional de Museus, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) organizou uma programação com o subtema “O poder da arte na pandemia”, composta por diversas atividades envolvendo conferência, mesas-redondas, oficina de arte, além de visitas mediadas ao museu e à exposição “Delírios da Quarentena”, do artista plástico maranhense João de Deus, a qual estará em cartaz até o dia 11 de junho.

A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira, 16, pela diretora do MHAM, Amélia Cunha. Em seguida, haverá a mesa-redonda de abertura com o tema “Os reflexos da Pandemia na Sociedade”, a qual foi composta pelo artista plástico João de Deus, pelo médico e prefeito de São José de Ribamar, Júlio César de Sousa Matos, pela professora do departamento de Educação II da UFMA, Lia Fonteles Serra, e pela curadora da exposição, Nery Fonseca, que também é pedagoga e museóloga.

Nesta terça-feira, 17, haverá uma videoconferência proferida pelo psicólogo clínico paulista Thiago Domingues o qual discutirá sobre “Arte e Pandemia”, abordando, entre outros aspectos, o poder da arte como um remédio imaginativo, em momentos de catástrofes coletivas, como o vivido na pandemia de covid-19, nos últimos dois anos.

As visitas mediadas que ocorrerão no dia 19, quinta-feira, estarão sob a responsabilidade dos acadêmicos do curso de Hotelaria da UFMA, e, na sexta-feira, dia 20, serão direcionadas por representantes do projeto social “Taekwondo Inclusivo”, do município de Paço do Lumiar.

Saiba mais

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) está localizado na Rua do Sol, 302, no Centro Histórico de São Luís e funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Bruna Castro