Conheça a Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, o periódico interdisciplinar do Centro de Ciências de Chapadinha

publicado: 29/08/2022 08h00, última modificação: 02/09/2022 11h50
Conheça a Revista Trópica Ciências Agrárias e Biológicas, o periódico interdisciplinar do Centro de Ciências de Chapadinha.jpeg

Dando continuidade à série “Revistas do Continente”, que oferece maior visibilidade às produções das revistas científicas dos câmpus do continente, a Diretoria de Comunicação (DCom) da UFMA apresenta, nesta segunda, 29, a Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, periódico que incentiva a produção e a divulgação de pesquisas interdisciplinares em Ciências Agrárias e Biológicas, vinculada ao Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh). A revista é produzida semestralmente e pode ser acessada gratuitamente, por meio do Portal Periódicos da UFMA.

A “Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas” foi criada em 2007. Atualmente, ela está passando por um período de reformulação e reorganização da banca organizadora.

Para o editor-chefe da revista, professor Jardel Oliveira, do curso de Ciências Biológicas de Chapadinha, a revista é de fundamental importância. “Os trabalhos acadêmicos armazenados na Revista Trópica do CCCh possuem relevância científica nacional, incluindo não apenas os trabalhos desenvolvidos na UFMA, mas também de outras Universidades, e contendo textos em inglês, para ampliar o espectro de divulgação das informações no meio científico”.

A revista foi criada com o objetivo de divulgar a produção científica do CCCh. O processo de submissão de trabalhos para publicação é realizado apenas pelo ambiente virtual da plataforma da revista.

Ela conta com doze volumes, e seu público-alvo são pesquisadores que atuam nas diferentes áreas das Ciências Agrárias e Biológicas, que abrange Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Zootecnia, entre outras.

Estudantes de graduação e pós-graduação podem submeter trabalhos e selecionar as opções de autor e revisor. Não é cobrada nenhuma taxa para submissão e publicação. Os interessados podem ter acesso ao conteúdo publicado na página da revista. Quem não tiver cadastro pode criar um perfil de acesso, informando dados pessoais como nome completo, instituição de ensino, e-mail, entre outras informações. Para quem já tem cadastro, basta inserir o nome de usuário e senha. Ele também pode ser feito por pessoas que não fazem parte da comunidade acadêmica da UFMA.

Para obter informações e tirar dúvidas, envie um e-mail para revistatropica@ufma.br

Acesse a “Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas”

Sobre a série

A série "Revistas do Continente" é produzida pela Diretoria de Comunicação da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE). A ideia é divulgar, a cada segunda-feira, uma revista científica que tem sido organizada pelos cursos dos câmpus existentes no Maranhão. A série começou com a revista “Terra de Pretos”, do Centro de Ciências de Codó (CCCo).

Confira as matérias já produzidas da série:

“Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade”, revista de Grajaú que promove pesquisas sobre a história da filosofia no Maranhão

InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, câmpus de Grajaú, tem classificação Qualis A2 da Capes

Conheça a Revista Humanidades & Educação, o periódico do curso Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus Imperatriz

“Terra de Pretos”, revista que promove pesquisas sobre história, educação, ensino, ciências e matemática

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro