Comissão Eleitoral divulga resultado da apuração da eleição

publicado: 29/01/2022 08h27, última modificação: 03/02/2022 23h09
Apuração do Processo Eleitoral 2022, para Diretor de Centro, Chefe de Departamento e Coordenação de Curso.JPG

Após o pleito eleitoral realizado nessa sexta-feira, 28, das 8 às 22 horas, a Comissão Eleitoral iniciou o processo de apuração dos votos para os candidatos que estavam concorrendo aos cargos de Diretor de Centro, Chefe de Departamento e Coordenador de Curso. A apuração foi transmitida ao vivo nos canais oficiais da UFMA: YouTubeInstagram e Facebook. O resultado da apuração da eleição já está disponível no portal do Processo Eleitoral, para acessar, clique aqui.

Participaram do processo eleitoral, 26.992 eleitores, distribuídos entre 24.566 discentes, 1.887 docentes, 539 técnicos-administrativos aptos a votar. Nesse processo eleitoral, estiveram concorrendo 129 candidatos, sendo 22 para diretor de centro (capital e continente), 38 para chefes de departamento, e 69 para coordenadores de curso.

Todo o processo foi realizado utilizando o sistema Helios Voting, uma plataforma segura que conta com uma cabine de votação on-line e que controla o início e término da eleição, implantada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que também desenvolveu um dashboard para o acompanhamento do processo eleitoral e da apuração.

Todo o processo de apuração ocorreu de forma rápida, segura e transparente, e o processo de apuração também pôde ser acompanhado presencialmente no Auditório Central da UFMA.

Apuração do Processo Eleitoral 2022, para Diretor de Centro, Chefe de Departamento e Coordenação de Curso - 28-01-2022

O presidente da Comissão Eleitoral, Leonardo Soares, relembrou o processo de criação da equipe de trabalho. “As atividades tiveram início no dia 31 de agosto, com a publicação da portaria nº 495/2021, no qual o reitor Natalino Salgado, constituiu uma equipe técnica de representantes do conselho da Universidade para realizar estudos sobre eleições remotas e híbridas. No dia 13 de dezembro, o conselho superior da Universidade aprovou a resolução Consun nº 364/2021, que estabelece o regramento eleitoral. Já no dia 16 de dezembro, a portaria 722/2021 designou a Comissão Eleitoral, também instituída no conselho superior da UFMA. No dia 22 de dezembro, foi publicado o edital 01/2021, estabelecendo o regramento do processo eleitoral e seu respectivo programa”, contou.

Segundo ele, com esse processo eleitoral, realizado 100% remoto, houve uma quebra de paradigma na Universidade, de um processo físico para um processo eletrônico, moderno, simplificado, seguro, transparente, acessível, com alto grau de inovação. “Todo esse processo tecnológico foi construído e implantado pelos analistas da STI, o qual garantiu redução de custos, principalmente, neste momento de pandemia pelo qual a sociedade está passando, e esse formando virtual permite a proteção da comunidade acadêmica. Foi um processo eleitoral dinâmico com a possibilidade de acompanhamento da evolução da votação de forma interativa e on-line”, afirmou, Leonardo Soares.

Nos canais oficiais da Universidade, foram contabilizadas 2.878 visualizações no YouTube, 3.620 no Instagram, e 170 no Facebook, totalizando 6.668 pontos de visualização da transmissão, que pode ser assistida novamente no vídeo abaixo.

Resultado da Apuração do Processo Eleitoral

Por: Sansão Hortegal