Colação de grau dos estudantes do CCSO e CCH marca a primeira cerimônia híbrida da história da UFMA

publicado: 26/08/2022 16h18, última modificação: 26/08/2022 16h21

Lara Sabbag é uma das estudantes que conquistou o tão sonhado diploma de graduação, em cerimônia de colação de grau realizada na noite de ontem, 25, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária Dom Delgado, a primeira em formato híbrido na história da UFMA. Contudo, ela, assim como milhares de jovens brasileiros, teve muito a superar durante o período de isolamento social até chegar ao fim do ciclo acadêmico.

Ela contou que passou por uma tragédia familiar, com a morte do pai, Ruben Mukama, que faleceu durante a pandemia, vítima de covid-19, há um ano. “Eu já estava no estágio e tive que parar um tempo, porque foi muito difícil. Foi questão de 20 dias, ele adoeceu, foi para UTI, ficou internado, teve pouca melhora e faleceu. E aí foi um baque, um momento muito difícil, muito triste, principalmente porque o sonho dele era me ver formando. Mas, de alguma forma, eu sei que ele sempre teve orgulho de mim mesmo eu sendo só estudante de psicologia, e que ele ficaria muito feliz de estar aqui”, relembrou, levemente emocionada.

Ralden Lima, mãe de Lara, se sente muito orgulhosa, mesmo perante o desafio da filha no período da vida acadêmica: “Dois meses antes dela apresentar monografia, o pai dela faleceu de covid-19, então ela tentou ainda fazer tudo, concluir, mas conversamos e o terapeuta também achou melhor esperar mais um pouco. É uma conquista muito grande, que a gente lutou contra a covid-19, teve toda a parte on-line e aconteceu essa tragédia na nossa família, mas hoje é uma vitória, ela ter passado por tudo isso e ter conseguido, e eu sei que o mercado vai receber uma excelente psicóloga”.

A estudante de Ciências Contábeis, Ana Beatriz Machado, oradora que representou todos os alunos na solenidade, ressaltou o esforço dos graduandos, que sacrificaram momentos com seus familiares e amigos para estudarem para alguma prova ou seminário. “A vida é um combate e essa luta não acaba aqui. É apenas o início de uma grande jornada e esse mundo será pequeno para nós. Portanto, caros colegas, desejo que tenhamos sempre a mesma determinação e persistência que nos trouxe até aqui. Embora o futuro seja imprevisível, possuímos a chave para chegarmos onde queremos chegar e fazermos o que queremos fazer”, completou.

O professor de Psicologia Lucas Sá foi o paraninfo da cerimônia, representando todos os docentes da instituição, em que enfatizou a valorização da trajetória acadêmica de cada aluno, desde a aprovação deles no vestibular até o momento da colação de grau. Ele também disse que alguns estudantes ali presentes poderiam já ter uma graduação concluída, mas ressaltou que o que vale é a trajetória: “O caminho é o fim, mais do que o chegar”, ponderou.

Colação de Grau Enade - 25-08-2022

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado, destacou que essa foi a primeira cerimônia híbrida após a pandemia de covid-19 e que a UFMA estava muito feliz realizar a solenidade. “Estamos há 56 anos trabalhando em prol da formação e excelência dos jovens maranhenses, em uma formação profissional, científica e humana. Agora, só nos resta desejar que todos sejam felizes e sigam em frente com coragem e determinação, além de alcançar os ideais de realização que traçaram para os seus futuros, e que, por onde forem, levem na cabeça e no coração o nome e o aprendizado da UFMA. São tempos de esperança e que a esperança seja a palavra motriz das suas vidas neste novo momento que se abre”.

Saiba mais

A cerimônia foi realizada para conceder o grau aos estudantes dos cursos de Administração, Administração (EaD), Administração Pública (EaD), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

Confira todas as fotos

Por: Jarina Milena