Cássia Castro, estudante do Câmpus Imperatriz, cria primeiro periódico de moda do Maranhão, a Chitta Revista

publicado: 22/07/2022 13h22, última modificação: 22/07/2022 13h36

A estudante de Jornalismo Cássia Castro, do Câmpus de Imperatriz, é a fundadora da “Chitta Revista”, primeiro periódico de moda do Maranhão. Ela é produto do seu TCC e será disponibilizada após a apresentação, marcada para o dia 25 deste mês. Ela começou a ser concebida em 2019, quando Cássia teve que escolher o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo.

Na pesquisa, a estudante analisou o mercado de produção de conteúdo que é pouco pautado na mídia, sobre moda, mas que é de grande interesse do público, levando em consideração o grande número de influenciadoras no Maranhão. Nesse momento, conforme explicou Cássia, surgiu a ideia de criar um conteúdo de moda mais regionalizado para a população maranhense.

O projeto é desenvolvido há três anos, com pesquisas orientadas no Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCiber), orientado pela professora Thaísa Bueno, do curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz. A revista tem formato digital e será defendida em banca pública de forma presencial – com limite de convidados ­– e on-line, com ampla participação. Na banca avaliativa, estarão os professores doutores Lucas Reino, que atua na área do ciberjornalismo; e Alexandre Maciel, com tradição em estudo do texto jornalístico aprofundado.

O objetivo do projeto é criar debates sobre conteúdos e pautas jornalísticas no tocante à moda regionalizada, visto que, segundo Cássia, o tema é escasso no estado e na região nordestina.

Para ver um pouco do conteúdo, acesse o site da revista e o perfil da revista no Instagram.

Por: Jarina Milena

Produção: Marcos Paulo Albuquerque