Notícias

Abertas as inscrições para o IV Simpósio Interdisciplinar em Cultura e Sociedade e IX Semana Acadêmica do PGCult

publicado: 11/08/2022 14h57, última modificação: 11/08/2022 20h50
Está aberto, também, o período para submissão de trabalhos
Abertas as inscrições para o IV Simpósio Interdisciplinar em Cultura e Sociedade e IX Semana Acadêmica do PGCult.jpg

O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult UFMA) realizará, no período de 27 a 29 de setembro, em formato 100% on-line, com transmissão no Canal do PGCult, no YouTube, o IV Simpósio Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS) e a IX Semana Acadêmica do PGCult.

Os eventos abordarão a interdisciplinaridade entre os diversos âmbitos e as distintas áreas do conhecimento, por meio de debates e exposições entre os estudiosos da área de Cultura e Sociedade local, regional, nacional e internacional.

Dividido em quatro eixos temáticos, as atividades reunirão, virtualmente, pesquisadores, professores, membros de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e estudantes vinculados a cursos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação. As inscrições para participar do evento estão abertas, de forma gratuita, até o dia 26, no site do evento.

SUBMISSÃO DE TRABALHO – Está aberto, também, o período para submissão de trabalhos, que vai até o dia 13 de setembro. Para envio dos trabalhos, é necessário estar atento às normas de submissão e estar inserido em um dos eixos temáticos: 1) Arte, Tecnologia e Educação; 2) Gênero, Literatura e Filosofia; 3) Cidades, Patrimônio Cultural e Sociedade e Mídias; 4) Linguagens, Memória e Sociedade.

​Cada autor poderá enviar até quatro resumos, se desejar, um para cada eixo temático. Para cada trabalho, podem participar, em coautoria, até cinco autores, sendo que somente um apresentará o trabalho, e essa escolha deve ser marcada no formulário. Para publicação nas atas do simpósio, todos os autores devem estar inscritos no evento.

Para compor os anais dos eventos, a comissão organizadora está recebendo, até o dia 20 de setembro, os trabalhos completos. Os templates de submissão tanto dos resumos quanto dos trabalhos completos, bem como o template para apresentação da comunicação oral, em slides, estão disponíveis na página de submissão dos trabalhos, no site do evento.

Minicursos – A programação dos eventos contará com quatro minicursos, que serão ministrados no dia 27 de setembro, das 8h30 às 12h. A escolha desses minicursos é feita no ato da inscrição.

Os temas dos minicursos são: 1) TUTORIA EAD: Ferramentas Digitais para Tutores EaD, ministrada pelo especialista Guilherme Cerqueira; 2) Relações de gênero, parentalidade e produção científica: a pesquisa e suas distintas temporalidades, pela doutora Rarielle Rodrigues Lima; 3) SÃO LUIS E A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DAS REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE CULTURAL: de Athenas Brasileira à Ilha do Reggae, por Teresa Cristina Lobato Pereira e Mariana Queen Cardoso Pereira; e 4) PRODUTIVIDADE ACADÊMICA E A PESQUISA INTERDISCIPLINAR: caminhos para otimizar a produção científica, a ser ministrado pelos mestres Donny Walleson dos Santos e Maurício José Morais Costa.

A quarta edição do SIICS busca, como um importante evento acadêmico da UFMA, demonstrar sua expressividade na realidade brasileira e fora do país. “A contribuição do evento para difusão e transferência do conhecimento será feita por meio de publicação e divulgação dos resultados em artigos científicos nos Anais do evento. Haverá um intercâmbio de conhecimento entre os grupos de pesquisas e os resultados que serão divulgados, durante as transmissões das atividades no YouTube, com reflexos na comunidade acadêmica e não acadêmica, movimentos sociais, comunidades tradicionais, entre outros. As discussões durante o evento fomentarão a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que aproximem o Mestrado em Cultura e Sociedade com a sociedade”, explicou a comissão organizadora dos eventos.

A programação completa está disponível no site do evento

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: