Manutenção Corretiva em Equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Este serviço permite a solicitação de manutenção corretiva referente a equipamentos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) pertencentes ao patrimônio da UFMA, assim como equipamentos de TIC pertencentes a projetos vinculados à UFMA, tais como: microcomputadores (hardware e software), notebooks (hardware e software), netbooks (hardware e software), dispositivos periféricos (monitores de vídeo, estabilizadores, nobreaks, módulos isoladores, projetores multimídia, scanners, mouses e teclados),  impressoras (próprias / alugadas), tokens e tablets.

Acesso ao Serviço

Informações sobre o serviço:

Público Alvo:

Docentes e Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Maranhão.

Forma de Atendimento:

Eletrônica ou Telefone

Forma de Acesso:

A solicitação será realizada através de:

• Ofício via Sistema SEI para a Coordenação de Serviços (35.02.01) nas seguintes situações: 1 - Manutenção de mais de 3 (três) equipamentos patrimoniais na cidade universitária; 2 - Manutenção de qualquer quantidade de equipamentos patrimoniais para unidades dos campi do continente; ou 3 -  Manutenção de qualquer quantidade de equipamentos de projetos vinculados à UFMA independente do campus. 4 - Manutenção de equipamentos que fazem parte do patrimônio da UFMA, mas que estejam sem a etiqueta patrimonial. 5 – Revisão de Laboratórios de Informática.

• Registro de chamado técnico por meio do telefone da Central de Serviços, (98) 3272-8081, ou através do portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br;

Etapas para Processamento:

Solicitação do usuário por telefone ou pelo portal de atendimento -> atendimento da solicitação pela unidade responsável.

Prazo para Prestação:

Em até 30 dias úteis para solicitações referentes a equipamentos em garantia ou não.

Forma de Comunicação:

O acompanhamento poderá ser realizado através do telefone (98) 3272-8081 ou através do portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. Para facilitar o acompanhamento é recomendável ter em mãos os números das ordens de serviço ou os números dos patrimônios dos equipamentos.

Requisitos:

• Requisitar o atendimento pelas formas prescritas mantendo a precaução de prestar as seguintes informações: o nome da pessoa que irá acompanhar o serviço, o nome da unidade, o número do telefone ou ramal para contato, horário de funcionamento da unidade, tipos, marcas e modelos dos equipamentos, além da descrição dos problemas apresentados por equipamento. Ainda, no caso de equipamentos patrimoniais, os números de patrimônio também devem, obrigatoriamente, ser adicionados à solicitação. De forma semelhante, para equipamentos de projetos, deve ser adicionado: o nome do projeto, o nome do coordenador do projeto, números de série dos equipamentos e, caso possível, a forma de obtenção dos bens (se através de doação, compra com recursos próprios, entre outros). E, para equipamentos que fazem parte do patrimônio da UFMA, mas que estejam sem a etiqueta patrimonial, deve ser informado: a marca, o modelo e o número de série, bem como a justificativa para o mesmo estar sem a identificação patrimonial

• Providenciar as documentações de transferência e o transporte do(s) equipamento(s) para a Coordenação de Serviços da STI, caso seja necessário (Ver o item observações).

Observações:

A transferência de equipamentos para a STI é recomendada somente para os casos em que:

• O técnico da STI, mediante atendimento prévio de chamado técnico registrada(o), constate que o equipamento não tem possibilidade de ser recuperado no setor. Deverá ser realizada a emissão de termo de responsabilidade com a informação "Equipamento(s) para manutenção corretiva" no campo observação.

• O setor possui equipamentos que não estão sendo mais utilizados e ainda sejam possíveis seus aproveitamentos em outros setores da instituição. Deverá ser realizada a emissão de termo de responsabilidade com a informação "Transferência definitiva" no campo observação.

Tipos de transferência:

• Existem dois tipos de transferência, a transferência de equipamentos de informática com identificação patrimonial e a transferência de equipamentos de informática sem identificação patrimonial (equipamentos de projetos), ambas para a Coordenação de Serviços da STI. Elas são detalhadas no portal da STI.