Bacharelado em Turismo
O curso de turismo do Campus de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituído no ano de 2015, é decorrente de dois processos de investimentos para o interior do país fomentados com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais e desenvolver socioeconomicamente os lugares. Primeiro, a expansão da Rede Federal de Educação, estruturada, em grande medida, pelo REUNI-Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, com propósito de garantir o acesso e a permanência dos indivíduos na educação superior. Segundo, o início da proposta de regionalização e interiorização do turismo, direcionado pelo Programa de Regionalização do Turismo – PRT, implementado pelo Ministério do Turismo – MTUR (BRASIL, 2003). Esses projetos que miram o interior surgem no governo do, então Presidente, Luís Inácio Lula da Silva e são abraçados pelo Reitor, Professor Doutor Natalino Salgado Filho.Com essa adesão o Prof. Natalino Salgado favoreceu a constituição de projetos que ampliam e elevam a qualidade do ensino-aprendizagem e da pesquisa no estado do Maranhão. A cidade de São Bernardo, localizada na região do Baixo Parnaíba Maranhense, é estratégica, tanto por estar cercada de municípios com paisagens notáveis para o fomento da atividade turística, quanto por ser uma área privilegiada culturalmente e historicamente. É um espaço com elementos significativos para manutenção cultural, econômica e constituição de autonomia da população. Porém para tal, carece de pesquisas, estudos, reorganização espacial, direcionamento de políticas públicas, dotação de infraestruturas, investimentos e formação profissional, sendo o Curso de Bacharelado em Turismo central para esse fim.Para apontar a importância dos estudos sobre o fenômeno do turismo, basta afirmar que estamos em tempos de pandemia, o que deixou muito óbvio a necessidade que temos de repensar a nossa relação com o meio ambiente que vem sendo negligenciado. Com isso urge a necessidade do uso racional dos recursos naturais e da organização dos processos de sociabilidades direcionados pelos estudos do turismo. A pandemia que se espalhou recentemente acentua com ênfase essa demanda, ainda aponta para mercados turísticos - internacional, nacional e local – responsáveis pela geração de uma quantidade gigantesca de empregos diretos e indiretos e que fortemente atingidos exigem reflexões, estudos e propostas criativas para se reinventarem a partir de ações criativas e microempreendedoras, além da organização de protocolos de segurança, cada vez mais preocupados com o uso sustentável dos atrativos naturais, culturais e a prestação de serviços com qualidade.Esta situação exige a atuação de profissionais qualificados para lidar com cenários de transformações constantes circunscritos por uma rede de relações que envolve desde o consumidor, que em função do acesso rápido à informação, está mais exigente quanto aos elementos da oferta turística, até os produtores de insumos locais, microempreendedores, associações, agentes do poder públicos, entre outros indivíduos que compõe uma rede econômica de organização e prestação de serviços para a atividade que devem estar atentos ao respeito e as pluralidades da dinâmica local.Por isso urge a expectativa de profissionais éticos, críticos, comprometidos, empreendedores, solidários, com uma formação interdisciplinar; com o domínio dos saberes da sua área de atuação, ao mesmo tempo em que dialogam com presteza com as teorias humanas, sociais, políticas, econômicas e técnicas. Ancorados na indissociabilidade das práticas de ensino, pesquisa e extensão necessários ao exercício profissional. Com base nessa demanda educacional e com objetivo de superar o tecnicismo e economicismo que anteriormente alicerçaram os currículos dos cursos de bacharelado em turismo é que a UFMA propõe, representada pelo Colegiado atual do curso, essa formação dialógica, garantindo assim instrumentais para o enfrentamento dos desafios econômicos, políticos e sociais pertinentes a área, como o que se coloca na atualidade. Conheça mais um pouco do Curso de Bacharelado em Turismo UFMA/Campus São Bernardo
Estes princípios foram estabelecidos em função das competências inerentes à atuação do Bacharel em Turismo, que se constituem nucleares na concepção do curso, uma vez que os conteúdos selecionados se vinculam à construção das habilidades e competências a serem formadas, necessárias à atuação do profissional. E, principalmente, necessárias a construção das premissas que direcionam o objetivo central do curso que visa: A formação com vias a atuação nas áreas de organização, planejamento e gestão das atividades relacionadas ao turismo e ao lazer, através do estudo e pesquisa da influência de variáveis socioculturais, políticas e econômicas que interferem na dinâmica espacial. Sendo os objetivos específicos:
E depois de formado? O campo de atuação profissional consiste em empresas e organizações públicas e privadas; Elaboração e execução das políticas de turismo nacional, estadual e municipal; Gestão, assessoria e consultoria de projetos, produção e desenvolvimento de projetos turísticos; Marketing Turístico; Supervisão e coordenação de transportes aéreos, marítimos, ferroviários e rodoviários, redes hoteleiras, restaurantes, agências de viagens, agências de eventos, secretarias de turismo. Além de outros ambientes relacionados ao terceiro setor. Qual a duração do curso? Ofertado somente no turno matutino, o estudante tem o período mínimo de 8 semestres e período máximo de 12 semestres para integralização. |