Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos/ Música

No ano de 2013 a Licenciatura em Linguagens e Códigos se desmembrou em 2 licenciaturas: Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa e Linguagens e Códigos/Música, Resolução n.º 182-CONSUN, de 15 de maio de 2013, com oferta anual de 20 vagas no turno vespertino. O Curso constitui-se numa formação interdisciplinar de professores na área de linguagens e códigos (Música, Artes Visuais, Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa), a partir do aprofundamento dos estudos a partir da linguagem artística da MÚSICA. O profissional será formado para atuar nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, nas aulas de ARTES e MÚSICA.

 

Este Projeto Pedagógico é o fruto de um conjunto de discussões e reflexões que têm sido produzidas por professores, estudantes e corpo técnico-administrativo da UFMA, às quais possibilitaram reformular e apresentar uma nova proposta de formação de professores no âmbito das licenciaturas interdisciplinares.

Projeto Pedagógico do Curso

 

O que faz um profissional formado?

O licenciado em Linguagens e Códigos/Música é o profissional habilitado para planejar, organizar e desenvolver atividades com viés interdisciplinar de docência no componente curricular obrigatório da área Artes-Música, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 Por que fazer na UFMA?

A UFMA oferece programas como Programa de Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, que visam aperfeiçoar a formação inicial de professores com o desenvolvimento e aplicação dos conteúdos trabalhos no Curso, possibilita a imersão dos graduandos na educação básica e no mercado de trabalho desde o início do Curso, busca a qualidade das ações acadêmicas, proporciona aos graduandos a participação em experiências práticas interdisciplinares, de formações específicas, de pesquisa e de extensão.

E depois de formado?

 Apesar de ter uma formação central focada na docência para a educação básica, o licenciado poderá atuar em conservatórios, escolas de música e espaços educativos informais, o que requer conhecimentos específicos dos conteúdos da Música. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, elabora e analisa materiais didáticos/pedagógicos, realiza pesquisas em educação, música e pode contribuir com o campo da interdisciplinaridade em "linguagens e códigos" e "artes", entre outras áreas.

Qual a duração do Curso?

Ofertado no turno vespertino, o graduando tem o tempo mínimo para integralização do curso de 8 semestres e tempo máximo de 12 semestres.