Notícias
UFMA lança programa Viva Saudável e incentiva saúde, bem-estar e qualidade de vida dos servidores

Com o objetivo de promover saúde, funcionalidade física e mental e qualidade de vida de servidores docentes, técnico-administrativos e colaboradores, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou, na última terça-feira, 6, o programa Viva Saudável.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou que o Programa é uma iniciativa prevista no plano de gestão apresentado durante a campanha, com o objetivo principal de promover a melhoria da qualidade de vida dos servidores. “O programa Viva Saudável é mais uma ação do nosso programa de gestão apresentado durante a nossa campanha. E esse programa é voltado para a melhoria da qualidade de vida dos nossos servidores, nossos professores, nossos técnicos, que precisam de um programa de atendimento à sua saúde, tanto física como psicológica”, pontuou.
Com base em abordagens interdisciplinares e na utilização de métodos cientificamente validados, o Programa propõe a implementação de um conjunto de serviços técnico-especializados voltados à saúde física e mental dos servidores, incluindo práticas esportivas supervisionadas como ginástica laboral, pilates, treinamento funcional, natação e hidroginástica. Essas atividades são organizadas de forma integrada e monitorada, com foco na prevenção de distúrbios musculoesqueléticos, na redução do estresse, no aumento da funcionalidade e na promoção da longevidade ativa no serviço público.
“É com muita alegria que a gente dá início ao projeto Viva Saudável, que a gente tá maturando desde o ano passado, reunindo e tentando dar a melhor forma de que isso pode acontecer. E hoje, oficialmente, a gente tá dando início ao programa. Eu vislumbro que seja um sucesso. Eu tenho uma perspectiva que a gente vai ter uma adesão muito grande. Está todo mundo muito empenhado, a gente está desenhando esse projeto com muito carinho pra que ele dê certo. Então, eu estou muito feliz, com o início de tudo isso”, expressou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Carla Arruda, que também explicou a mecânica do programa:
“O nosso programa tem três eixos principais, que é o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento. No diagnóstico, a gente vai fazer as avaliações físicas, a anamnese desses servidores e a aplicação dos questionários. A intervenção é a atividade física, o esporte na prática. E o acompanhamento é que a gente possa, de forma rotineira, reavaliar esses servidores para saber como é que está o desempenho, o que tá bom, o que tá ruim, o que pode melhorar, o que está impactando na saúde do servidor de fato”.
Inicialmente, o programa Viva Saudável deve atender 750 pessoas entre docentes, técnicos administrativos e discentes, estes na monitoria, nas modalidades esportivas de natação aprendizagem; natação treinamento; hidroginástica; dança; pilates; muay thai; jiu-jitsu e a ginástica laboral. A previsão é que as atividades sejam iniciadas em junho.
Os servidores atendidos pelo Programa, que contribuirão com uma mensalidade no valor de R$ 35,00, serão selecionados por meio de edital, que estará disponível no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.
Para além da promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores da Universidade, o Programa Viva Saudável também deverá estimular a formação de competências profissionais orientadas à inovação, por meio da atuação de discentes da graduação e pós-graduação em Educação Física em contextos reais de cuidado à saúde, alinhando teoria, prática e pesquisa aplicada.
Entre os quinze discentes que iniciarão no Programa, a estudante Glória Regina expressou suas expectativas positivas em relação ao início do programa, destacando dois benefícios principais: o impacto em sua atuação profissional e a oportunidade de contribuir com os servidores da UFMA. “Estou com boa expectativa para o início do programa, pois vou atuar na minha área profissional, além de poder contribuir com os servidores da UFMA”, declarou.
A participação dos discentes contribuirá para a formação de competências técnico-científicas e socioemocionais em avaliação funcional, gestão de grupos, promoção da saúde e inovação institucional; vai gerar produtos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, relatórios técnicos, artigos científicos, eventos e seminários), além de estímular a curricularização da inovação e da extensão, conforme diretrizes institucionais da UFMA e do MEC.
Com o Programa Viva Saudável, a Universidade Federal do Maranhão vai gerar impactos estruturantes, mensuráveis e sustentáveis na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos seus servidores, ao mesmo tempo em que contribui para a consolidação da Universidade como instituição promotora de inovação em políticas públicas de saúde ocupacional.