Professores do câmpus de São Bernardo participam de bate-papo da Feira Virtual das Profissões

publicado: 21/12/2020 11h48, última modificação: 21/12/2020 11h49
Bloco X - Feira Virtual das Profissões - 17-12-2020 (1).png

Professores do câmpus de São Bernardo da UFMA participaram de bate-papo na I Feira Virtual das Profissões na quinta,17, para apresentar as propostas, a função do profissional e as características dos cursos ofertados no câmpus. O evento foi transmitido por meio da página oficial da UFMA no Facebook e do canal do Youtube da Diretoria de Comunicação, DComTV UFMA.

Os cursos de Ciências Humanas – Sociologia, Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Linguagens e Códigos – Música, Ciências Naturais – Química e Turismo foram apresentados pelos professores Thiago Lima, Fabrício Tavares, Cristiano Braga, Maria do Socorro Garreto e Sylvana Marques, respectivamente.

O bate-papo evidenciou a força desses cursos e a sua importância no contexto social. “A sociologia se propõe a ser crítica e combativa, na qual defende as ciências humanas como ciências fundamentais para explicação do mundo ao nosso redor, assim como, das relações sociais que nos circundam. Desejamos que os cursos de ciências humanas e sociais se fortaleçam nesse momento tão difícil que o país está enfrentando de negacionismo e menosprezo dessas áreas de saber”, declarou o professor Thiago.

Para o professor Fabrício, a linguagem é uma ferramenta essencial para o ser humano interpretar, se referir e, de certo modo, criar parte do mundo. “Outras áreas do saber, como por exemplo, a linguística, literatura, idiomas, educação e artes visuais são integradas na licenciatura interdisciplinar e a ‘mistura’ forma o professor de Língua Portuguesa, que é capaz de dialogar com disciplinas diferentes, tendo como núcleo o conceito de linguagem”, frisou.

O professor Cristiano lembrou que há uma lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. “Temos uma demanda muito grande de professores de música nas escolas públicas e privadas, mas ainda não conseguimos lotar todas essas vagas no ensino e, dessa maneira, temos um mercado de trabalho muito aberto”, contou.

Por meio de gráfico, a professora Garreto mostrou que 66,5% dos estudantes formados em Ciências Naturais – Química reconhecem a excelência do curso. “Uma grande maioria dos nossos alunos atribuem o conceito ‘ótimo’ ao curso de Ciências Naturais do câmpus de São Bernardo, o que reflete na vida profissional deles, porque já ingressam em uma pós-graduação ou são logo inseridos no mercado de trabalho”, revelou.

Já a professora Sylvana, lembrou que o campo do turismo tem sido uma das maiores preocupações, depois da saúde, nesse contexto de pandemia. “A pandemia deixou muito claro que precisamos repensar nossa relação com o meio ambiente, que vem sendo negligenciado há muito tempo. A partir dessa tomada de consciência, temos que pensar na maneira correta de fazer uso dos nossos recursos naturais e na melhor estratégia de organização de processos de sociabilidade; e o turismo direciona esses estudos”, apontou a professora.

Confira todas as discussões disponíveis na íntegra no Portal Feira das Profissões.