Pró-Reitoria de Ensino abre processo seletivo para monitores da Feira das Profissões e da Feira de Estágio e Emprego de 2023

publicado: 18/08/2023 14h44, última modificação: 18/08/2023 15h34
FEED FEIRA PROFISSÕES 2023.png

A UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulgou, no último dia 26, a abertura do processo seletivo de monitores para as atividades da Feira das Profissões e da Feira de Estágio e Emprego de 2023, pelo edital Nº 182/2023. A atividade de monitoria desenvolvida nos eventos é destinada exclusivamente aos alunos da Universidade e tem por finalidade apoiar a realização das atividades nas diversas áreas solicitadas pelos eventos, visando também complementar a formação acadêmica dos estudantes de graduação.

A Feira das Profissões e a Feira de Estágio e Emprego, ambas a serem realizadas no Centro de Convenções do Câmpus São Luís, na segunda quinzena de setembro, visam subsidiar informações acerca dos cursos de graduação oferecidos pela UFMA, em prol de escolhas profissionais mais conscientes por parte dos que almejam ingressar no Ensino Superior e divulgar projetos e serviços de empresas e o recrutamento de novos talentos, respectivamente.

Durante o processo seletivo, serão escolhidos 56 alunos, sendo catorze de cada centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Sociais (CCSO), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e o Centro de Ciências Humanas (CCH). O período para inscrições seguirá aberto até o dia 25 de agosto, realizado virtualmente pela plataforma Google Forms.

A seleção ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira a análise da inscrição do estudante, tendo como critério de avaliação o coeficiente de rendimento do histórico escolar, anexado na inscrição, tomando como critério de desempate a quantidade de períodos cursados. A lista de candidatos selecionados na etapa e a convocação para participar do treinamento será publicada até o dia 05 de setembro, no Portal Padrão da UFMA.

O treinamento será realizado no dia 12 de setembro, com carga horária de 4 horas, incluídas na carga horária do certificado do evento em um único turno, sendo matutino, das 8h às 12h, ou vespertino das 14h às 18h, de acordo com o horário acadêmico do monitor pré-selecionado. Durante o treinamento, serão realizadas explanações sobre os eventos; das noções de relacionamento social e profissional, hospitalidade, qualidade no atendimento, apresentação pessoal entre outros; preparação para os eventos; tour explicativo pelos espaços de realização dos eventos. A participação do monitor no treinamento tem caráter obrigatório e eliminatório.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: diac.proen@ufma.br.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras