Feira das Profissões recebe professores do câmpus Imperatriz para bate-papo

publicado: 17/12/2020 14h35, última modificação: 17/12/2020 14h35
Bloco IV - Feira Virtual das Profissões - 16-12-2020 (1).jpeg

Representantes dos cursos de graduação do câmpus de Imperatriz participaram de bate-papo na I Feira Virtual das Profissões nessa quarta,16. O bate-papo foi para apresentar as propostas dos cursos, a função do profissional e as características de cada graduação. O evento foi transmitido por meio da página oficial da UFMA no Facebook e do canal do Youtube da Diretoria de Comunicação, DCom TV UFMA.

Os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Naturais – Biologia, Engenharia de Alimentos, Jornalismo e Pedagogia foram apresentados pelos professores Hélio Araújo, Ciro Santos, Tatiana Lemos, Lucas Reino e Jónata Moura, respectivamente.

O bate-papo também evidenciou a importância social da atuação dos cursos. “Temos psicólogos, assistentes sociais, professores, que estão nas salas de aula produzindo e discutindo como podem avançar no conhecimento para melhorar o desenvolvimento da escola básica e de crianças que precisam, cada vez mais, de uma escola pública de qualidade”, disse o professor Jónata Moura, abordando o curso Pedagogia e seu peso social para moradores da região de Imperatriz e adjacências, característica compartilhada também pelo curso Ciências Naturais – Biologia, que forma docentes e cientistas em uma área de pesquisa que varia entre características de estudos de química, física e biologia, como explicada pelo coordenador Ciro Santos.

Sobre a Engenharia de Alimentos, a professora Tatiana Lemos apontou o papel da profissão com o meio-ambiente. “O engenheiro de alimentos atua estruturando um novo processo, novos equipamentos, pensando na sustentabilidade e numa produção mais limpa, reaproveitando resíduos quando é o caso”. O curso Engenharia de Alimentos no câmpus de Imperatriz é o único disponibilizado pela UFMA no estado, e a graduação completa 15 anos de inauguração em 2021.

Abordando o curso Ciências Contábeis, o professor Hélio Araújo reafirmou a importância do contador. “Não há uma empresa no país sem um contador. Isso dá ao formando uma área de empregabilidade muito grande”. Dentre as ramificações teóricas do curso, há conhecimento em administração, contabilidade e finanças. O curso também oferece suporte a microempresas locais, com um grupo de estudos.

Já no curso de Jornalismo, o professor Lucas Reino abordou a amplitude dessa graduação. “Há o contato com o jornalismo na televisão, no rádio, no programa de esportes e também na rede social. Temos um espaço para comunicação muito grande e com o advento da internet a autonomia do comunicador aumentou muito. O jornalismo ajuda o desenvolvimento profissional desse aspecto”. A profissão também atua em áreas como o empreendedorismo, assessoria de comunicação para empresas, personalidades e social media, e luta contra o avanço das notícias falsas. “O nosso curso tem lutado contra as fake news com ensinamento para alunos e para a sociedade, temos cursos de extensão que tratam a alfabetização midiática para evitar que as pessoas sejam enganadas”.

Confira a programação do evento no site do Portal das Profissões.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents