Feira das Profissões conta com professores de graduação do câmpus Codó para bate-papo

publicado: 21/12/2020 10h41, última modificação: 21/12/2020 10h41
Bloco XII - Feira Virtual das Profissões - 17-12-2020 (1).png

Professores dos cursos Ciências Naturais – Biologia; Ciências Humanas - História; e Pedagogia do câmpus de Codó participaram de bate-papo por meio da Feira das Profissões nessa quinta (17). Os professores Eduardo Oliveira; José Carlos Aragão; e Luís Serra estiveram presentes para esclarecer as propostas dos cursos, as áreas de atuação e métodos de ensino no câmpus, localizado na sexta maior cidade do Maranhão, na região dos Cocais. O evento foi transmitido por meio da Página Oficial da UFMA no Facebook e do canal do Youtube da Diretoria de Comunicação, DCom TV UFMA.

O professor Eduardo Oliveira, representante do curso de Ciências Naturais - Biologia, explicou as características do curso, o fluxo de alunos e o papel do curso para a documentação de espécies. “Temos uma biblioteca de plantas secas com amostras da flora de Codó, de outras cidades do Maranhão e de outros estados. Temos exemplares de orquídeas, bromélias e maracujás silvestres que são ocorrências novas no Nordeste, ou espécies que eram desconhecidas”.  Os graduados nessa área podem lecionar em turmas do ensino médio e fundamental ou seguir para uma pós-graduação e se tornar um pesquisador.

Sobre o curso Ciências Humanas - História, o professor José Carlos Aragão falou da profundidade teórica do curso e o papel social que ele representa para a comunidade de Codó e adjacências. “O curso forma para uma atividade cidadã e uma atividade de transformação da sociedade, considerando que formar professores é transformar a própria vida e a de outros”. As linhas de pesquisa elaboradas são postas em prática de forma local, nas escolas públicas do município.

Já no curso Pedagogia, o professor Luís Serra abordou a pluralidade do curso e os diversos direcionamentos disponíveis a partir dele. “É um curso montado para discutirmos o ensino e formar indivíduos. Temos pessoas da comunidade que são formadas, atuando na educação infantil, no ensino fundamental de diversos lugares. Temos alunos que atuam nos municípios dali, e estão dando uma cara nova par o ensino”. Entre as áreas disponíveis, estão a educação no campo; das ciências; para jovens e adultos, entre outras.

Confira informações dos cursos e campi no site do Portal das Profissões.