Notícias

Coordernadores dos cursos de Pinheiro participam de bate-papo na Feira da Profissões

publicado: 17/12/2020 17h03, última modificação: 17/12/2020 17h03
Bloco VI - Feira Virtual das Profissões - 16-12-2020 (1).jpeg

Coordenadores de cursos de graduação do câmpus de Pinheiro participaram de bate-papo na Feira das Profissões nessa quarta, 16. Os representantes dos cursos de Ciências Humanas – Filosofia; Ciências Humanas - História; Ciências Naturais – Biologia; Educação Física; Enfermagem; Engenharia de Pesca; e Medicina apresentaram as propostas dos cursos, os elementos de ensino e a área de atuação das graduações, e foi transmitido por meio da Página Oficial da UFMA no Facebook e do canal do Youtube da Diretoria de Comunicação, DCom TV UFMA.

Os coordenadores Adriano Rios, Raysa Saraiva, Viviane Arruda, Luís Bogea, Yllana Marinho e Raimundo Fonseca foram representantes do câmpus, localizado na região da baixada maranhense. Os cursos oferecidos variam entre a área da saúde, licenciaturas e Engenharia de Pesca.

O professor Adriano Rios, coordenador do curso Ciências Humanas, falou sobre a abordagem social proposta pela graduação. “O passeio pelo universo das Ciências Humanas faz com que tenhamos contato com pessoas de várias etnias, perspectivas religiosas e que nos faz conversar com vários sujeitos da realidade social”. Já a professora Raysa Saraiva, apontou também para o papel do curso de Ciências Naturais – Biologia para o estudo da flora e fauna maranhense. “Temos grupos de pesquisa financiados sobre biodiversidade e bioprodutos da Amazônia Maranhense, na região da baixada. Temos o privilégio de ter um curso como a licenciatura em Ciências Naturais nesse contexto”, destacou a docente.

Na apresentação do curso de Educação Física, a professora Viviane Arruda, desmitificou ideias sobre a graduação. “O curso estuda a linguagem corporal, portanto dialoga com ciências como a antropologia, a filosofia, e as ciências da saúde. Quando pensamos em áreas como a biologia e fisiologia, elas dialogam com a educação física para ajudar a entender o corpo em movimento”. Ainda na área da saúde, o enfermeiro e professor Luís Fernando apontou as particularidades do curso. “A graduação em Enfermagem se destaca, por estar alicerçada em trabalhar no cotidiano das atividades acadêmicas a partir de situações-problema da atualidade. Os conteúdos teóricos e práticos estão sempre em diálogo com a realidade”, pontuou.

Já o professor Raimundo Fonseca, coordenador do curso de Medicina, falou da territorialidade e demanda do profissional de saúde no interior que contribui para um médico bem mais preparado. “A interiorização do curso, por meio da disponibilização dele para o câmpus de Pinheiro, forma um médico de visão mais generalista e capaz de atuar na saúde nos mais diferentes níveis de atenção, desde a primária, num posto de saúde, até a atenção terciária, num hospital de maior complexidade”, explicou.

Na sequência, a coordenadora Yllana Marinho, do curso Engenharia de Pesca, apresentou as práticas de assistência social, estudo biológico e geográfico marítimo que o curso disponibiliza. “Temos um programa com um produtor local, Seu Chileno, para produção de bagrinhos. Com a parceria, cultivamos o peixe em cativeiro com a técnica de aquicultura, e ajudamos a preservar a espécie e protegê-la da sobrepesca”, contou.

Para saber mais sobre cada curso de graduação, bem como ter acesso à programação e às explanações dos professores, acesse o Portal das Profissões.