SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

Cerca de 6 mil pessoas estiveram conectadas na primeira edição da Feira Virtual das Profissões

publicado: 17/12/2020 21h23, última modificação: 17/12/2020 21h23
Encerramento da I Feira Virtual das Profissões - 17-12-2020 (2).png

Inovação, conhecimento, qualificação, orientação profissional e muitas curiosidades sobre os cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão compuseram o universo da primeira edição da Feira Virtual das Profissões, que encerrou nesta quinta-feira, 17, sob a melodia clássica da Camerata da UFMA e da apresentação artística do professor do curso de Música, Daniel Lemos, transmitida por meio de live nas redes sociais da Universidade.

Aproximadamente seis mil pessoas acompanharam as atividades da Feira por meio das transmissões no Facebook e Youtube da UFMA. Para a pró-reitora de ensino e coordenadora do evento, Isabel Ibarra, a dedicação de toda a equipe foi essencial para a concretização do evento.

“Acredito que cumprimos nosso objetivo, especialmente em levar a nossa Universidade aos estudantes que estão no ensino médio, entregando informações preciosas que os guiarão na escolha consciente da sua profissão e dos cursos que pretendem pleitear na UFMA. Vale ressaltar que a Feira Virtual só foi possível pela garra dos professores, cujo engajamento no projeto foi ímpar e deixaram uma ótima impressão de seus cursos, mostrando o que a Universidade tem de melhor: pessoas dedicadas e apaixonadas pelo que fazem em prol de uma educação melhor para o país”, parabenizou Ibarra.

A Feira das Profissões já é tradição na UFMA, mas, nessa edição, ela foi realizada completamente on-line devido ao contexto atual da pandemia do novo coronavírus. A sua reconfiguração motivou a criação do portal da Feira das Profissões, uma ferramenta inovadora que ficará disponível permanentemente para facilitar e até mesmo orientar o estudante, quanto à escolha do curso. Até agora, o Portal já contabiliza mais de 500 acessos.

Foram três dias intensos de evento, com uma programação que permitiu conectar estudantes do ensino fundamental e médio, a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, graduandos e mais de 60 professores da UFMA, que representaram com muita vivacidade os 94 cursos de graduação, distribuídos entre os nove câmpus da Instituição.

A programação contou com webinários, que discutiram temáticas como acessibilidade para estudantes com deficiência, cotas de ação afirmativa e orientação profissional, além de bate-papos com coordenadores dos diversos cursos dos câmpus de Codó, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís.

Interação

O público interagiu animado por meio de curtidas e emoticons no ambiente de bate-papo virtual do Youtube e Facebook, além de deixarem seus depoimentos e curiosidades sobre mercado de trabalho e os cursos de graduação da UFMA.

O estudante Felipe Sousa, que acompanhou a live no canal da DcomTV UFMA, no YouTube, teve a oportunidade de questionar aos palestrantes sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e as engenharias, em especial a Engenharia Aeroespacial, além de receber mais informações sobre o mercado profissional para essas áreas.

Já Gilvane Ferreira, ficou muito feliz com a apresentação do Curso de Turismo. “Muito boa as apresentações. A do curso de Turismo foi bastante esclarecedora, enaltecendo a Educação Superior Humana com a diversidade, a interdisciplinaridade e a transversalidade”, escreveu em seu depoimento.

Segundo o reitor Natalino Salgado, “reinventar-se” foi ao mesmo tempo um desafio e a motivação para entregar com honras a primeira edição da Feira Virtual das Profissões.

“É com alegria e satisfação que estamos colhendo resultados satisfatórios, devido ao emprenho de toda a equipe ao abraçar esse evento em um momento tão difícil para o país. Assim, fomos impelidos a nos reinventarmos e o investimento robusto que fizemos em uma estrutura moderna para as atividades na educação à distância, no trabalho remoto, na própria Superintendência de Tecnologia da Informação, nos permitiu o sucesso deste evento, e o público recebeu com entusiasmo e engajamento tudo que a Feira Virtual tinha para oferecer”, finalizou.