QUÍMICA INDUSTRIAL
CAMPUS SÃO LUÍS
O que faz um profissional formado química industrial?
Planeja, gerencia e realiza ensaios, análises químicas e físico-químicas em atividades nas áreas de alimentos, ambiental e de petróleo e biocombustíveis, associadas ao desenvolvimento sustentável e socioeconômico.
O que você aprende?
O curso tem formação generalista e aplicada com domínio dos conhecimentos teóricos e experimentais nas áreas de Química, Física e Matemática, além dos conhecimentos técnicos nas áreas de tecnologia em química e de áreas afins.
A interdisciplinaridade no curso de Química Industrial está diretamente relacionada com a aplicação da química no cotidiano da indústria, quer seja no setor produtivo, no envolvimento com questões ambientais, no desenvolvimento e uso de novos materiais, no consumo e na produção energética, entre outros.
Por que fazer na UFMA?
O curso conta com o Pavilhão Tecnológico, que dispões de quatro laboratórios ativos: o Laboratório de Pesquisa e Aplicação de óleos essenciais, o Laboratório de Análise físico-química de alimentos e água, o Laboratório de Análise Microbiológica de Alimentos e água e o Laboratório de Tecnologia de Pescados que auxiliam nas atividades acadêmicas do curso.
E depois de formado?
Poderá atuar em diversos campos, nos âmbitos acadêmico, científico, tecnológico e industrial de instituições públicas e privadas; atua em empreendedorismo em Ciências e Tecnologia; Instituições de Pesquisa e de Desenvolvimento Industrial, além de empresas que atuam nas áreas de serviço, consultoria, gerenciamento e em outras áreas especializadas.
Qual a duração do curso?
As aulas ocorrem no período vespertino e o estudante deve concluir o curso entre 4,5 anos e 7 anos.
Onde encontrar na UFMA?
As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís.
Depoimentos
“Em um laboratório de pesquisa pude ter, na prática, a aplicação daquilo que aprendo em sala de aula nas mais diversas matérias, além da experiência de trabalho em equipe, desenvolvimento de pesquisas, construção de artigos, monitoria de alunos e muitos outros aprendizados.”
Maina Silva, 9º período.
“No estágio, tive a chance de ter um contato direto com a indústria, seu funcionamento, o trabalho em equipe, como percorre todo o processo de produção, desde a chegada da matéria-prima até o produto final. Na pesquisa, tive a oportunidade de trabalhar com análise físico-química de água e alimento, e também com aplicação de óleos essenciais. A minha experiência no curso de Química Industrial vem sendo muito satisfatório no âmbito da aprendizagem.”
Iure Sousa, 8º período.
FOTOS