NUTRIÇÃO
CAMPUS SÃO LUÍS
O que faz um profissional formado?
O nutricionista colabora para a saúde dos indivíduos e da coletividade atuando em diversas áreas relacionadas à nutrição e à alimentação, de modo a contribuir para que o público disponha de melhores condições de vida e saúde. O trabalho de um nutricionista abrange a alimentação do homem nas dimensões individual e coletiva, mesclando conhecimentos biológicos, políticos e sociais. Assume o importante papel de gerenciar Unidades de Alimentação e Nutrição, assim como administrar com liderança a equipe sob sua responsabilidade.
E depois de formado?
O campo de atuação de um nutricionista é amplo, abrangendo Nutrição Clínica, Nutrição Social, Nutrição em Esportes, Indústria de Alimentos, Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição, Nutrição Comportamental, Nutrição Materno-Infantil, Nutrição Experimental. Consultórios, Ambulatórios, Hospitais, Restaurantes Comerciais/ Industriais/Populares, Docência, tanto na iniciativa pública quanto na privada.
Qual a duração do curso?
Ofertado no turno integral, o curso tem duração mínima de 8 semestres e 12 semestres para o tempo máximo de integralização.
Onde encontrar na UFMA?
As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no Câmpus Dom Delgado, em São Luís.
Depoimento
"Me surpreendi com as inúmeras áreas de atuação que o nutricionista pode escolher, me surpreendi com as várias possibilidades que a nutrição tem de caminhar junto com outras áreas de ensino e muito mais. Como a universidade pública nos viabiliza o ensino, a pesquisa e extensão, logo me interessei em participar de ligas acadêmicas e de ir atrás de projetos de pesquisa. Atualmente diretora de ensino e pesquisa da LANF (Liga Acadêmica de Nutrição Funcional) e aluna de iniciação científica desenvolvendo pesquisa em nutrição renal. Nos três primeiros períodos do curso aprendemos bastante sobre o funcionamento do corpo humano, como bioquímica, fisiologia, anatomia, genética, imunologia e outras; também, matérias que irão te abrir os olhos para ser um profissional mais empático, humanizado e atento às causas sociais como, por exemplo, psicologia aplicada à nutrição e sociologia. A partir do quarto período começamos as chamadas disciplinas profissionalizantes, àquelas específicas do curso de nutrição, como nutrição humana e avaliação nutricional. No quinto e sexto período contamos com matérias profissionalizantes também, o ensino nesses períodos viabiliza aulas práticas que ficarão marcadas, como a primeira ida ao hospital, pela disciplina de dietoterapia ou nutrição materno infantil; o primeiro contato direto com o paciente, o que faz nascer em ti, mais ainda, o profissional que tu vens te tornando ao longo dos períodos e te faz perceber a importância de cada disciplina aprendida anteriormente. Atualmente, encontro-me no 6° período, e por conta do contexto higiênico sanitário causado pela pandemia do novo corona vírus, estou continuando a graduação de maneira remota. As aulas estão sendo ministradas online. Está sendo um período de desafios, adaptações e muitos aprendizados. Nutrição é sobre você manter e preservar a saúde de um indivíduo, é sobre cuidado, empatia, se doar todo dia para proporcionar uma melhor relação das pessoas com a comida e ensiná-las a comer de maneira sustentável e saudável. É sobre pensar em metidas para combater a fome, e alimentar o mundo de amor e esperança. É sobre administrar serviços de alimentação. É sobre nutrir a alma de quem faz o curso e alimentar a saúde e a vida de quem um dia tiver a sorte de ser atendido por um nutricionista."
Gabriela Rodrigues Neponucemo, aluna