CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

CAMPUS SÃO LUÍS

O que faz um profissional formado em história?

A Licenciatura em História tem por objetivo formar professores para docência no ensino de História na Educação Básica, e em outros espaços não escolares, tratando-se de uma formação propositiva e crítico-reflexiva, a partir do conhecimento formal e informal das experiências vividas por diferentes sociedades e culturas, em tempos e espaços diversos, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O resultado esperado é a produção e a disseminação do conhecimento histórico em ambiente sócio educacional mediante uma postura socialmente engajada e transformadora da realidade.

O que você aprende?

A dominar métodos e técnicas pedagógicas; desenvolver e (re)significar continuamente a prática pedagógica; analisar, planejar e implementar situações didáticas referentes à docência e às relações interpessoais nelas implicadas; trabalhar em equipe e contribuir no processo de elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que atua, intervindo em diferentes contextos na prática profissional, promovendo e fortalecendo processos de mudança.

E depois de formado?

O profissional encontra-se tradicionalmente ligado à área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de ensino fundamental e médio, no caso de ter alcançado a licenciatura na graduação, ou nos estabelecimentos de ensino superior, quando portador de diploma de pós-graduação. Nos últimos tempos, entretanto, cada vez mais os historiadores têm encontrado formas novas de exercer suas aptidões.

Qual a duração do curso?

São ofertadas 92 vagas anuais por meio de duas entradas, sendo uma turma no turno vespertino (1º semestre, com 46 alunos) e uma turma no turno noturno (segundo semestre, com 46 vagas).

O período mínimo para conclusão do curso, no turno vespertino, é de 3,5 anos e, no turno noturno, 4 anos.

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Humanas (CCH), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís.

foto2.png

COLAÇÃO DE GRAU DE GRADUANDOS DO CURSO DE HISTÓRIA COM COORDENAÇÃO DO CURSO, PATRONO E PARANINFA DA TURMA 2019.1

foto1.png

AULA INAUGURAL 2019.1 –APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HISTÓRIA AOS INGRESSANTES