CURSO DE FÍSICA

CAMPUS SÃO LUÍS

O que faz um profissional formado em física?

O curso de Física da UFMA é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura. Quem opta pelo bacharelado, tem vasto campo de trabalho ligado à pesquisa, podendo desenvolver novas soluções na área científica, contribuir para a evolução da indústria e da tecnologia. Já quem segue o caminho da licenciatura pode atuar na área de educação. 

É voltada também para o entendimento de como funciona o universo e os fenômenos naturais, como o comportamento de fluidos, eletricidade, magnetismo, energia, óptica, ondas e física moderna.

O que você aprende?

Adquire amplo conhecimento em matemática - ferramenta fundamental para seus estudos. O curso também desenvolverá a capacidade de conduzir experimentos científicos de maneira a aplicar seus fenômenos no entendimento de problemas concretos.

Por que fazer na UFMA?

90% dos professores do curso de Física da UFMA tem doutorado, além do curso contar com 4 pós-graduações stricto sensu: 3 mestrados e 1 doutorado, e um laboratório de divulgação científica com unidade móvel – o Ilha da Ciência.

E depois de formado?

No Bacharelado – atuação nas instituições de ensino públicas e privadas; Centros de pesquisas; Instituições médico-hospitalares, eletrônica, mecânica e naval; Pesquisas oceanográficas; Operador de controle ambiental e de radioisótopos.

Na Licenciatura – atuação nas instituições de ensino públicas e privadas de todos os níveis e tem grandes chances de conseguir um emprego rapidamente, pois existe uma carência de professores de Física em todo o Brasil; Secretarias de Educação; Consultoria e planejamento pedagógico.

Qual a duração do curso?

O curso, ofertado no turno vespertino, tem duração de 4 anos, com período máximo de 6 anos para a sua conclusão.

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís.

 

Photo by Física - UFMA on August 02, 2019. A imagem pode conter: uma ou mais pessoas.

Estudantes de Física da UFMA participando da XII Escola do CBPF, no Rio de Janeiro. (Foto de agosto de 2019.)

 

 

C:\Users\OLIVEIRA LABJOR\Downloads\20191011_190112.jpg

Observação astronômica no Parque do Rangedor. (Foto de outurbro de 2019.)

 

Estudante de iniciação científica trabalhando no laboratório de Física.