ENGENHARIA QUÍMICA
CAMPUS SÃO LUÍS
O que faz um profissional formado em engenharia química?
O engenheiro químico trabalha no processo de transformação e desenvolvimento de produtos químicos. Ele está envolvido no desenvolvimento e/ou fiscalização de qualidade industrial de inúmeros produtos, como alimentos, cosméticos, têxtil e vários outros.
O que faz um profissional formado em engenharia química?
O engenheiro químico trabalha no processo de transformação e desenvolvimento de produtos químicos. Ele está envolvido no desenvolvimento e/ou fiscalização de qualidade industrial de inúmeros produtos, como alimentos, cosméticos, têxtil e vários outros.
O que você aprende?
O curso da UFMA auxilia na formação de profissionais críticos e reflexivos, com uma sólida base técnico-científica, capazes de realizar pesquisas, projetar e operar processos onde a matéria sofre alterações, desenvolvendo novos produtos e processos.
Por que fazer na UFMA?
O Curso de Engenharia Química da UFMA possui profissionais qualificados, com titulação compatíveis com as três áreas de concentração do curso: alimentos, meio ambiente e materiais. Além disso, o curso conta com infraestrutura de Laboratórios de Pesquisa e Ensino de Engenharia Química (LEPEQ), tais como o Lab. de Processos, Lab. de ensino de Modelagem matemática e simulação de processos, Lab. de Surfactante e sistemas complexos, Lab. de Engenharia de Processos Químicos e Biotecnológicos e o prédio do LEPEQ o qual possui a planta piloto de produção de Biodiesel, entre outros.
E depois de formado?
Pode atuar no setor alimentício, controle de qualidade, de energia, biorrefinaria, de materiais, no meio ambiente produzindo produtos menos agressivos, indústrias de cosméticos e vários outros segmentos de produção.
Qual a duração do curso?
O curso funciona nos períodos matutino e vespertino, com disciplinas distribuídas em 10 períodos letivos, totalizando 5 anos.
Quais atividades extracurriculares o curso oferece?
O curso também conta com grupos de atuação estudantil de caráter interdisciplinar, tais como: Centro Acadêmico, Empresa Júnior, Liga Acadêmica, Escola piloto e a Atlética, oferecendo uma ampla gama de atividades relacionadas a Engenharia Química.
Onde encontrar na UFMA?
As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís.
Depoimentos
“Eu sempre fui apaixonada pelo setor de alimentos e bebidas, então meu primeiro passo foi participar de um minicurso de produção artesanal de cervejas, e preocupada em expandir meus interesses, participei também da produção de perfumaria. Movida pela curiosidade, agarrei a primeira oportunidade de conhecer uma empresa de grande porte, e foi uma experiência que jamais esquecerei, pois foi ali, vendo aquele imenso campo e avançados laboratórios, que tive a certeza de que estou no caminho certo.”
Mariana Melo, 3º período.
“Para você que é apaixonado (a) pela transformação e vê a Engenharia Química como uma opção de vida, eu gostaria de dizer que ela é linda e te espera com um leque enorme de opções de atuação.”
Bruna Lima, 8º período.
“Atualmente desenvolvo estágio na ALUMAR e para mim é uma realização e um desafio imenso, pois sempre quis iniciar carreira em uma indústria que me proporcionasse conhecimento técnico aprofundado em Engenharia de Processos. Minha experiência na empresa é de aprendizagem contínua, pois trabalhamos com o processo Bayer que é uma técnica bastante desenvolvida, mas ainda assim, extremamente complexa.”
Vanessa Evangelista, 9º período.
“Tive experiências na Atlética (Smaga) na Escola Piloto (EPEQ), iniciação científica (6 meses voluntário e 8 meses bolsista UFMA) e Empresa Júnior, todas me proporcionando experiências diferentes, como a habilidade de pesquisa, organização e transferência de conhecimento. Mas gostaria de destacar a Smaga e a Conspeq, pois tive uma vivência empresarial em ambas com muitas adversidades, onde a capacidade de resolução de conflitos teve de ser aprimorada, além de ter que lidar com muitas pessoas e me proporcionar um networking bastante extenso.”
Nohan Souza, 10º período.
“Realizei intercâmbio estudantil na Escola Politécnica de Orléans, França. Graças a essas experiências, obtive diversas vantagens tanto no meu currículo bem como crescimento profissional e amadurecimento pessoal.”
Ilmo Ribeiro, ex-aluno.
FOTOS