ENGENHARIA MECÂNICA

CAMPUS SÃO LUÍS

O que faz um profissional formado em engenharia mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica tem por objetivo dar sólida formação nos fundamentos gerais e tecnológicos inerentes à ciência mecânica com vistas à formação de profissionais aptos a desenvolver e utilizar novas aplicações tecnológicas, tais como: modelagem e simulação, dimensionamento e análise de sistemas mecânicos, fabricação, montagem e manutenção de máquinas, gestão e planejamento de projetos industriais, entre outras.

Desde o ar-condicionado da sua casa até aviões de caça, passando pela exploração de petróleo e a indústria automobilística, a profissão de engenheiro mecânico é essencial para o desenvolvimento econômico do País.

O que você aprende?

Além de desenvolver e projetar máquinas e sistemas, o engenheiro mecânico também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas. 

E depois de formado?

O curso está estruturado em três grandes áreas, de forma a permitir aos alunos a possibilidade de consolidar uma formação plena em engenharia mecânica, com possíveis atuações nessas áreas de conhecimento: Projetos Mecânicos, Materiais e Processos de Fabricação, Térmica e Fluidos e Planejamento e Gestão.

Qual a duração do curso?

O curso de Engenharia Mecânica da UFMA é um curso de dois ciclos, oferecido em regime integral (Matutino e Vespertino) recebendo, prioritariamente, estudantes já graduados no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA, sendo este classificado como curso de primeiro ciclo. O curso é concluído em 5 anos, sendo 3 no BICT e o restante no núcleo específico de Engenharia Mecânica.

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís.

Depoimentos 

REGINA

“Em 2019, entrei para a AMBEV como estagiária da área de envase, oportunidade essa que só foi possível graças ao incentivo dos professores, que apoiaram e auxiliaram nos meus estudos de forma que eu pudesse estagiar e seguir firme na carreira na área industrial. Atualmente, permaneço como estagiária da AMBEV onde pude aprender da prática muito dos conceitos ensinados em sala de aula. Gostaria de destacar duas disciplinas da grade curricular: Mecanismos e Laboratório de Processos de Fabricação, nas quais fizemos projetos práticos escolhidos por nós.”

Regina Caldeiras, 26 anos, 9º Período.

HIGOR

Pude realizar o estágio obrigatório no Hospital Universitário da UFMA, na área de Infraestrutura responsável por fluídos e refrigeração, onde coloquei em prática os conhecimentos teóricos do curso. Faço parte do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica há dois anos, iniciando como Diretor de Eventos e Esportes e atualmente como Presidente, além de também ter constituído o corpo executivo da Empresa Junior de Engenharia Mecânica, Solid Engenharia Jr.”

Higor Licá, 25 anos, 10º período.


MARDIANE

Ao longo da minha vida acadêmica participei de dois projetos de Iniciação Científica, entrei na empresa Jr. do curso e, atualmente, sou estagiária de Engenharia Mecânica da ALUMAR na área de manutenção mecânica de três grandes departamentos: Digestão, Clarificação e Retroporto. Para os alunos com interesse na pesquisa, diversas oportunidades podem surgir, como por exemplo, uma oferta que foi feita a mim, para continuar a pesquisa e a relevância do tema a oportunidade de continuar a pesquisa na Suécia.”

Mardiani Alencar, 22 anos, 7° período.

 

 FOTOS

 CURSO

LAB

VISITA

VITECNICA