ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS SÃO LUÍS
O que faz um profissional formado em engenharia civil?
O Curso de graduação em Engenharia Civil tem como objetivo formar engenheiros civis capacitados a utilizar recursos da engenharia na solução de problemas de construção civil, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e organização. O engenheiro civil é, portanto, o profissional responsável pelo planejamento, projeto, construção e manutenção de obras civis, entre as quais pode-se citar a construção de edificações, pontes, passarelas e viadutos, de portos e aeroportos, rodovias, ferrovias, de barragens e de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
O que você aprende?
O engenheiro civil com sua formação generalista, humanista, crítica e reflexiva é capacitado a desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com a visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.
E depois de formado?
O curso está estruturado em cinco grandes áreas, de forma a permitir aos alunos a possibilidade de consolidar uma formação plena em engenharia civil, com possíveis atuações nessas áreas de conhecimento: Construção Civil, Estruturas, Geotécnica, Engenharia Hidráulica e Infraestrutura de Transportes.
Qual a duração do curso?
O curso de Engenharia Civil da UFMA é um curso de dois ciclos, oferecido em regime integral (Matutino e Vespertino) recebendo, prioritariamente, estudantes já graduados no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA, sendo este classificado como curso de primeiro ciclo. O curso é concluído em 5 anos, sendo 3 no BICT e o restante no núcleo específico de Engenharia Civil.
Onde encontrar na UFMA?
As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís.
DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS
“Sou formada em engenheira civil formada pela UFMA e, durante o curso, estagiei 2 anos na empresa Vale. Após o fim do estágio e da graduação, fui efetivada e trabalho na área de ferrovia com planejamento de manutenção e logística. O curso abriu portas no mercado de trabalho para mim e muitos colegas meus”.
Hariane Carvalho, 25 anos, ex-aluna.
“Com esforço e dedicação, entrei no processo de estágio da empresa Vale S.A, em 2019. Estagiei por um ano no setor de planejamento e controle de projetos do Porto – TFPM (Terminal Ferroviário Ponta da Madeira) e UPSL (Usina de Pelotização São Luís) –, foi uma experiência única, muito enriquecedora e de muito crescimento profissional. Atualmente, sou Engenheira civil Júnior na MCA Auditoria e Gerenciamento, empresa terceirizada da Vale S.A, continuo atuando na equipe de planejamento e controle de projetos do Porto, TFPM e UPSL, agora com maior responsabilidade e comprometimento com a empresa. O estágio e o curso proporcionaram esta oportunidade na minha vida.”
Evanny Ramos, tenho 24 anos, ex-aluna
“Fui estagiário na SINFRA da UFMA, atuei como estagiário orçamentista de obras de construção civil dos Câmpus da UFMA, estagiei na Dimensão Engenharia como executor de obras de construção civil, hoje atuo como engenheiro em três empresas, uma na área civil, uma na área ambiental, e uma na área de segurança contra incêndio e pânico. Também atuo como engenheiro civil projetista terceirizado em prefeituras, empresas públicas e privadas e, ainda, como docente de softwares de engenharia na plataforma BIM. Todo meu sucesso conquistado se deu graças a interdisciplinaridade adquirida no curso, pois o mesmo aborda todos os setores nos quais um engenheiro civil pode atuar, projetando, planejando e executando obras com alto custo benefício, eficiência , segurança e sustentabilidade.”
Jorge Duailibe, 24 anos, ex-aluno.
“Recentemente, durante este período de pandemia, a universidade me proporcionou uma das minhas experiências acadêmicas mais enriquecedoras, onde tive a oportunidade de ingressar remotamente em um curso de especialização em Gerenciamento de Projetos na Universidade de Rice, em Houston, contribuindo para a minha qualificação profissional. As aulas remotas na UFMA estão sendo bastante produtivas, houve a adaptação das metodologias didáticas por parte dos docentes, havendo sempre a preocupação com a qualidade do ensino e a aprendizagem, almejando um melhor aproveitamento dos conteúdos”.
Matheus Neves, 25 anos, 10º período.
FOTOS