COMUNICAÇÃO SOCIAL

CAMPUS SÃO LUÍS

Curso de Comunicação Social

O curso de Comunicação Social do câmpus Dom Delgado, em São Luís, divide-se em 3 habilitações: Relações Públicas, Rádio e TV e Jornalismo; cada um possui suas particularidades.

Relações Públicas 

O que faz um profissional formado?

O curso de Relações Públicas visa formar profissionais habilitados a realizar o desenvolvimento de processos e programas de produção, circulação e consumo de produtos comunicacionais em sua área de atuação. Desenvolver táticas e estratégias de comunicação que gerenciem a imagem, identidade e reputação das organizações contemporâneas, alinhando os interesses mercadológicos aos sociais e ambientais.

O que você aprende?

O profissional de Relações Públicas deve ser dotado de conhecimentos técnico-científicos, sociais e humanos que o tornem apto a desenvolver competências que se situam nos âmbitos públicos e privados, tendo sempre em mente as políticas de comunicação integrada que norteiam o relacionamento dos vários grupos e públicos. 

Perfil profissional:  capacidade acurada de análise conjuntural, de forma a lidar quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas, programas e projetos de comunicação; percepção das dinâmicas socioculturais, transculturais e multiculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e de públicos; compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável, necessária ao planejamento e avaliação de relações públicas; entendimento do campo técnico-científico da comunicação organizacional, capaz de estabelecer uma visão sistêmica das políticas, programas, projetos e estratégias de relacionamentos com públicos de interesse; capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.

Rádio e TV

O que faz um profissional formado?

O curso de Comunicação Social – Rádio e TV visa formar profissionais ético-políticos, críticos e criativos, com conhecimentos técnicocientíficos que atuem no desenvolvimento dos processos de produção, de circulação e de consumo de produtos midiáticos em suas áreas de atuação.

E depois de formado?

O profissional de Rádio e TV está apto a realizar a criação, produção, distribuição e gestão de produtos midiáticos, com foco na produção de áudio e vídeo; Análise das estratégias de recepção e avaliação das mídias, das práticas profissionais e sociais a elas relacionadas e suas formas de inserções culturais, políticas e econômicas; Domínio de produção de áudio e vídeo e das diferentes tecnologias isoladas ou combinadas; Reflexão sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área de comunicação, de modo específico, na produção do áudio, do vídeo e sua capacidade de responder a essa complexidade na velocidade característica de uma sociedade organizada em redes; Visão genérica e específica do campo de trabalho, a partir do entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; Reflexão estratégica sobre a criação de produtos midiáticos a partir da análise dos contextos e do reconhecimento dos agentes sociais e dos seus direitos envolvidos nos processos comunicacionais que deram origem a esses produtos; Desenvolvimento de novas técnicas de criação, produção e distribuição de produtos de áudio e vídeo, considerando as diferentes mídias, linguagens, organizações sociais e econômicas e a complexidade dos cenários institucionais, políticos e culturais; Utilização de instrumentais teóricos e metodológicos que o tornem sujeito crítico para avaliar os espaços históricos, econômicos, políticos e culturais e planejar de modo empreendedor as formas de atuação profissional. 

Jornalismo

O que faz um profissional formado?

O jornalista é um profissional capacitado a Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens; Interpretar, explicar e contextualizar informações; Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo limitados; Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas; Formular questões e conduzir entrevistas; Relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza; Trabalhar em equipe com profissionais da área.

Compete ainda ao profissional formado em Comunicação Social - Jornalismo, compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística; Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística; Avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos; Compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade; Buscar a verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania; Dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação; Dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação.