CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CAMPUS PINHEIRO
O que faz um profissional formado?
A licenciatura em Educação Física oferece uma formação que permite proporcionar à sociedade conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento da consciência corporal e do movimento em toda a sua plenitude, contribuindo para a promoção de saúde e bem estar, visando a qualidade de vida.
O que você aprende?
No curso de licenciatura em Educação Física o aluno adquire uma formação geral e humanista, fundamentada no rigor científico e na conduta ética, preparando-os para atuação no magistério da educação básica, no componente curricular da Educação Física.
Por que fazer na UFMA?
A UFMA oferece diversos projetos de extensão, possibilitando ao aluno mais experiência e conhecimento. Há projetos de pesquisa sendo desenvolvidos nas mais diversas linhas, como Estudo dos efeitos do exercício físico em parâmetros físicos, fisiológicos, cognitivos e comportamentais de idosos; Corporeidade e formação social na Baixada Maranhense; Esporte, Saúde e Sociedade: significações de alunos, praticantes e atletas; e Perfil genético e condições de vida e saúde de idosos quilombolas da baixada maranhense.
Qual a duração do curso?
Ofertado somente no turno noturno, o curso de Educação Física licenciatura tem duração mínima de 9 semestres.
Onde encontrar na UFMA?
As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST), localizado no câmpus de Pinheiro.
Depoimento:
Nathalia Coelho Garcia - 7º Período
"As minhas experiências dentro do curso são muitas, já participei de eventos como a Feira das profissões onde pude apresentar para os demais alunos e visitantes um pouco sobre o meu curso e as suas diversas atuações, e também de congresso científicos em outro estado. Já fui bolsista de Iniciação à Docência por 1 ano e 6 meses. O meu primeiro estágio foi na Educação Infantil, onde tive a experiência de ministrar aulas para crianças de 3 a 5 anos, com ajuda dos professores da escola, orientador e demais colegas da turma. Hoje sou bolsista de Iniciação Científica pela segunda vez com projeto a ser desenvolvido no Projeto de Extensão Movimentação, um programa de exercícios físicos para idosos atendidos pela UBS no Bairro Matriz, coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física (NEPAF) do qual também faço parte."