LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SOCIOLOGIA

CAMPUS IMPERATRIZ

O que faz um profissional formado em sociologia?

O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – Sociologia da UFMA é uma proposta de formação interdisciplinar de professores da área de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e de Sociologia para atuarem no Ensino Médio.

O que se espera é que esses espaços interdisciplinares de formação ganhem identidades como prática pedagógica e como perfil de um professor que transite da especificidade para a generalidade de sua área.

O que você aprende?

O Licenciado em Ciências Humanas – Sociologia é o profissional habilitado para planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Humanas (Filosofia, História, Geografia e Sociologia) nas séries finais do Ensino Fundamental e de Sociologia para o Ensino Médio.

E depois de formado?

Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental e Médio, que requer conhecimentos sobre os fundamentos da área de Ciências Humanas, domínio e reflexão sobre temas e questões relativas aos conhecimentos da Sociologia, bem como sobre a mediação didática destes conhecimentos em saberes escolares.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, elabora e analisa material didático, realiza pesquisa em educação e pode contribuir profissionalmente em outras áreas no debate interdisciplinar. 

Qual a duração do curso?

O curso tem duração mínima de 8 semestres (4 anos), podendo ser totalmente integralizado em até 12 semestres letivos (6 anos). A UFMA – Câmpus Imperatriz oferta 60 vagas anualmente e o curso funciona no turno noturno.

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem na Unidade Centro, no câmpus de Imperatriz, localizado na Rua Urbano Santos, S/N, Centro, Imperatriz, MA.