CURSO DE MEDICINA

CAMPUS IMPERATRIZ

O que faz um profissional formado?

O curso de medicina foi organizado de forma que o profissional tenha conhecimento sobre os conteúdos essenciais ao médico, como processo saúde doença do indivíduo, da família e da comunidade, integrados à realidade epidemiológica e profissional, contemplando as dimensões prático-cognitiva, ético-humanista e científica.

O que você aprende?

O Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, está alicerçado em políticas institucionais que foram pensadas e traçadas em sintonia com os objetivos do curso, estabelecendo uma conjuntura do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Por que fazer na UFMA?

Na UFMA são aplicadas metodologias ativas nas escolas médicas, em que os alunos são inseridos precocemente no ambiente de trabalho, com contato direto com os pacientes da área de atuação. Como reflexo disso, os alunos são integrados nas atividades da comunidade por meio de projetos de pesquisa e extensão, bem como atividades através de educação em saúde – palestras, visitas domiciliares, orientações, acompanhamento e monitoramento de pacientes da comunidade. 

 

E depois de formado?

O médico atua no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

Qual a duração do curso?

Ofertado em turno integral, o curso tem o tempo mínimo de 12 semestres para integralização e tempo máximo de 18 semestres. 

 

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, no câmpus da UFMA em Imperatriz. 

 

Atividades extensionistas 

O curso desenvolve Projetos de Pesquisa e Extensão em diversos âmbitos, como: A inclusão dos homens na estratégia de saúde básica do município de Imperatriz-MA; Assistência clínica laboratorial de pacientes hipertensos cadastrados no centro de consultas especializados de condições crônicas da cidade de Imperatriz-MA; Prevalência de síndrome metabólica e seus componentes entre estudantes universitários, dentre outros. Além disso, o fomento à pesquisa científica é um dos alicerces do curso, sendo desenvolvido o Fórum de Iniciação Científica em Medicina (FICMED) anualmente, Ligas Acadêmicas, Programa de Monitoria.

 

Depoimento:

Livio Melo Barbosa - 4º Período

"Adentrar no curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão foi, e tem sido, a maior experiência de minha vida, pois o crescimento pessoal e profissional é gigante. Ao longo dos semestres pude me engajar em diversos projetos, como participação em ligas acadêmicas, em organizações estudantis, como IFMSA, e em projetos de extensão e estágios práticos, que me garantem maior conhecimento em conteúdos específicos que agregarão à minha formação. Além disso, também pude contribuir com meus  conhecimentos em programas de monitoria, que me permitem um despertar pela docência que já admiro com grande apreço e que me garantem contatos com grandes e excelentes profissionais."

 

AÇÃO SOCIAL DE DISCENTES NA FEIRA NOVA IMPERATRIZ

Participação de Discentes na Ação Social da Nova Imperatriz.