LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA

CAMPUS IMPERATRIZ

O que faz um profissional formado?

O Licenciado em Ciências Naturais/Biologia é um profissional habilitado a planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência da área de Ciências Naturais. O licenciado pode trabalhar diretamente na sala de aula, mas também desenvolver atividades como elaboração e análise de material didático, pesquisa em educação e contribuição com outras áreas, por meio da interdisciplinaridade. 

O que você aprende?

O Curso Interdisciplinar em Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia da UFMA tem como proposta a formação interdisciplinar de professores para ministrar disciplinas da área de Ciências Naturais, como Química e Física para o ensino fundamental e Biologia para ensino fundamental e médio. 

Por que fazer na UFMA?

A UFMA oferece programas como a Residência Pedagógica, que visa aperfeiçoar a formação inicial de professores com o desenvolvimento e aplicação de ensino, possibilitando a imersão dos graduandos na educação básica; e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que objetiva a qualidade das ações acadêmicas, proporcionando aos graduandos a participação em experiências práticas docentes interdisciplinares.

Qual a duração do curso?

Ofertado somente no turno noturno, o estudante tem o tempo mínimo para integralização do curso de 8 semestres e tempo máximo de 12 semestres. 

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem no prédio do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, no campus da UFMA em Imperatriz. 

Depoimentos:

Discente 

"O primeiro período que passei no curso utilizei para ver e aprender sobre o curso e ao contrário do que eu imaginava, me surpreendeu bastante a proposta do mesmo. Cursar biologia foi algo que sempre quis, porém, quando entrei no curso de Licenciatura em Ciências Naturais com ênfase em Biologia, me surpreendi com o quão ampla minha futura área de atuação pode ser. Embora não possua muitas vagas para bolsas, e o valor das mesmas seja pequeno, acredito ser muito importante para os futuros licenciados a vivência de programas como PIBID e PIBIC (os quais participei), pois eles possibilitam entender o futuro profissional para o qual o discente tanto se prepara.Começando pelo PIBID, considero uma experiência indispensável para o futuro licenciado, pois o programa permite a vivência da sala de aula, porém, o discente estará no papel de assistente pedagógico e poderá enxergar por uma nova perspectiva o significado das aulas de pedagogia e colocar em prática os projetos, para tentar facilitar e mudar o gosto dos alunos pelo processo de aprender.Em segundo lugar, gostaria de comentar o PIBIC. O programa PIBIC, considero também, indispensável para qualquer aluno de graduação nas áreas científicas que desejam fazer uma futura pós, pois possibilita colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, assim como testar suas ideias, por meio de projetos, e descobrir novos conhecimentos. Estou no meu terceiro ano como bolsista PIBIC, no primeiro me candidatei a uma vaga voluntária (por falta de bolsa) para trabalhar com bioquímica, enquanto era bolsista PIBID. No segundo e início do terceiro ano (atual), trabalho com vidros bioativos (materiais)."

Maxsuel José da Silveira Júnior, 18 anos, 6ª período


Fotos:

Evento científico

Evento científico - 3ª Semana de Ciências Naturais.