CURSO DE ENFERMAGEM

CAMPUS IMPERATRIZ

O que faz um profissional formado em enfermagem?

O profissional em enfermagem é responsável pela proteção, promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde humana. Ele cuida dos pacientes em diferentes graus de complexidade, desde a realização de curativos até a assistência aos médicos em cirurgias.

Além de manter a saúde dos pacientes, o curso de Enfermagem se propõe a fornecer habilidades para que os alunos possam atuar na recuperação da saúde humana e na prevenção de doenças.

O que você aprende?

O processo de formação do enfermeiro tem como base o humanismo para o desenvolvimento das competências gerais e específicas fundamentadas nas teorias científicas do cuidar/cuidado, compreendendo o homem de forma holística valorizando a vida, baseando-se em processos científicos, para exercer o seu cuidar.

E depois de formado?

Poderá atuar nas áreas de Saúde Pública e Hospitalar, administrar o processo do trabalho e da assistência de enfermagem em hospitais gerais, ambulatórios e rede básica de saúde, desenvolver pesquisa de cunho científico e intelectual, conhecer e intervir no processo saúde-doença do indivíduo-família-comunidade, participar do processo do desenvolvimento da ciência e da arte do Cuidar, atuar na formação continuada de recursos humanos e gerenciamento dos serviços de saúde.

Qual a duração do curso?

A UFMA, câmpus Imperatriz, oferta 100 vagas por ano (50 vagas por semestre), nos turnos matutino e vespertino e o curso tem duração média de 5 (cinco) anos.

Onde encontrar na UFMA?

As aulas ocorrem na Unidade Avançada Bom Jesus, no câmpus de Imperatriz, localizado na Av. da Universidade, s/n, Dom Afonso Felipe Gregory.